Outubro Rosa: Secretaria Municipal de Saúde amplia oferta de serviços durante a campanha em Barreiras

Tendo como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde intensifica Campanha Outubro Rosa nas unidades de saúde do município.

A abertura oficial do Outubro Rosa em Barreiras aconteceu no dia 05 de outubro, no auditório da Prefeitura no antigo shopping, com a realização do I Workshop de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, e a partir dessa próxima segunda-feira, 15, iniciará a “Semana Rosa” com a oferta de atendimento móvel na sede do Programa Idade Viva, onde serão realizados exames de ultrassom mamária e mamografia, sendo a última apenas nos dias 15 e 16/10.

Os atendimentos seguem até sexta-feira, 19, com realização de 60 ultrassons de mama por dia e também palestras sobre o câncer de mama e a saúde da mulher. O encaminhamento médico é imprescindível para a realização dos exames de ultrassom de mama e mamografia, dessa forma, todas as mulheres deverão estar munidas da via de solicitação médica do SUS, e o atendimento acontecerá por ordem de chegada.

Segundo a secretária municipal de saúde, Marisete Bastos, os exames de mamografia também serão realizados na Unidade Leonídia Ayres e em clínicas prestadoras de serviço.

“O Outubro Rosa é uma campanha internacional e vem ganhando proporções a cada ano. Em 2017, identificamos três casos de câncer de mama durante a campanha, por isso, realizar essas ações são fundamentais para alertar as mulheres da importância da prevenção. Serão cerca de mil mamografias disponibilizadas tanto na sede do Idade Viva nos dias 15 e 16/10, como no Leonídia Ayres e nas clínicas prestadoras de serviço em Barreiras, e esperamos que as mulheres compareçam para realizar esses exames que auxiliam no diagnóstico e tratamento do câncer de mama”, destacou a secretária.

O encerramento da campanha Outubro Rosa acontecerá no dia 26 de outubro com um abraço coletivo no Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger. No espaço dedicado ao tema, terão apresentações culturais e zumba.