Ordem de serviço para construção da nova Unidade de Saúde beneficiará moradores dos bairros Santa Luzia e São Miguel

Na tarde dessa terça-feira (16) a comunidade de Santa Luzia e São Miguel prestigiaram o ato de assinatura da Ordem de Serviço realizado pelo prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, para a construção da Unidade de Saúde da Família no bairro Santa Luzia. O novo equipamento que terá suas obras tocadas com recursos próprios do município ocupará uma área de 504,66 metros quadrados.

Situada na rua Nossa Senhora da Conceição, atrás da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a nova USF terá três equipes de saúde atendendo a população e contará com consultórios médicos, recepção, sala de farmácia, de acolhimento, de vacinação, sala de espera, de curativos, e também consultórios odontológicos.

Os investimentos na saúde ao longo desses dois primeiros anos têm se destacado no município, incluindo a construção de novas unidades de saúde e equipamentos públicos, como o CEO, CAPS AD e a nova ala de psiquiatria no Hospital Municipal Eurico Dutra, é o que destaca Anderson Vian, secretário municipal de saúde. “Temos feito diferença na saúde do nosso município, somente em atendimento ambulatorial foram mais de seis milhões realizados e a felicidade maior é o sucesso alcançado com a realização das cirurgias pediátricas do qual ficamos em quarto lugar a nível nacional e primeiro lugar na Bahia, sendo que outras tantas cirurgias são realizadas cotidianamente no Eurico Dutra”, destacou.

De acordo com a dona de casa Joana Enedina, que mora em frente à construção da USF, a nova Unidade de Saúde, possibilitará mais proteção às famílias, com a meta de diagnosticar, tratar e cuidar dos pacientes. “Moro há 22 anos nessa rua, saber que a Prefeitura irá nos proporcionar essa Unidade de Saúde da Família, nos deixa muito felizes, ajudará bastante no atendimento da população”, destacou.

A Unidade de Saúde da Família que está sendo construída na Santa Luzia, faz parte do maior pacote de obras já realizado por uma prefeitura em todo o estado, lançado pela Prefeitura de Barreiras, através do Projeto Desenvolve Barreiras. Outras duas unidades estão sendo construídas, uma no bairro Morada da Lua e a outra será autorizada no Novo Horizonte.

“Vamos executar essas obras com recursos próprios do município, muitas obras estavam paralisadas, a exemplo das creches, do CEUs na cascalheira, de unidades de saúde, do Ginásio de Esportes, e estamos tendo a coragem e o compromisso de dar andamento a essas e outras obras que são importantes para nossa cidade com recursos do município. Essa Unidade de Saúde juntamente com o CER II e a UPA formarão um importante complexo de saúde para atender com dignidade e profissionais capacitados em um ambiente totalmente novo a população dessa grande bairro que é a Santa Luzia e também o São Miguel”, enfatizou Zito Barbosa.

O ato que marcou essa terça-feira também foi prestigiado pela vice-prefeita Karlúcia Macêdo, presidente da Câmara de Vereadores Eurico Queiroz, demais secretários, vereadores João Felipe, César da Vila, Otoniel Teixeira, Sobrinho, Alcione Rodrigues, Eugênio Fernandes, B.I. Ayres e Silma Alves, comandante da Guarda Municipal, Gilmar Oliveira, além de lideranças políticas.