O Saúde em Ação na praça foi aprovado pela população

No dia 25 de maio, véspera dos 126 anos de Barreiras, a Praça Castro Alves foi palco do primeiro “Saúde em Ação”, o evento adentrou a noite com uma vasta programação visando mostrar à população de Barreiras os serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

A ação foi inédita no centro da cidade e movimentou muitos moradores, conforme dados das equipes da Secretaria, mais de 900 pessoas passaram pela praça visitando os stands, conhecendo os serviços e realizando atendimentos. Mais de 235 atendimentos foram feitos pela VIEP e CTA, dentre esses, 31 pessoas realizaram exames oculares do Programa Tracoma, um caso foi diagnosticado e tratado.

O cuidado com a saúde bucal é um dos serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde de Barreiras e, cerca de 230 pessoas fizeram a autoexame de câncer bucal e orientações de higienização oral, todos receberam o kit com escova e creme dental. Um dos stands mais visitados foi do atendimento oftalmológico, foram atendidas mais 70 pessoas com avaliação de catarata e glaucoma.

O cuidado com a pressão é essencial para diagnosticar possíveis doenças, assim, mais de 350 pessoas fizeram aferição de Pressão Arterial e Testes de Glicemia. Também foram realizados 50 atendimentos médicos (Clínico Geral) pelos profissionais do Hospital Eurico Dutra, e cerca de 200 famílias levaram a criançada no stand do Centro Municipal de Saúde da Criança Emilly Raquel para brincar com os doutores da alegria e receberam dos profissionais orientações sobre algumas doenças costumeiras nesse período.

O Saúde em Ação contou com espaços para todas as idades, as mulheres têm uma atenção especial na Secretaria de Saúde, com o apoio do CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher teve várias orientações e panfletagens sobre denúncias de violência. O Centro de Atendimento à Mulher e o Hospital da Mulher, atenderam 90 pessoas com orientações sobre câncer de mama e colo uterino.

Salvar vidas também é cuidar da saúde, o stand do SAMU foi bem movimentado em busca de conhecimento sobre os primeiros socorros, através das simulações realizadas no local, mais de 100 pessoas puderam aprender um pouco mais sobre o atendimento da equipe. Com as equipes da Vigilância Sanitária Ambiental e do Centro de Controle de Zoonoses, mais de 150 pessoas visitaram os stands em busca de conhecimentos sobre o trabalho realizados pelas equipes e da prevenção da dengue, zica, chikungunya, chagas e leishmaniose.

Mais de 60 pessoas, entre crianças e adultos, vacinaram contra gripe e atualizaram a caderneta de vacinação, além disso, através da parceira com o HEMOBA, 11 pessoas fizeram doação de sangue. Também foram parceiros nesse evento a UFOB, Laboratório Sabin e a PROVANZA.

Conforme o Secretário Municipal de Saúde, esses dados demonstram a importância dessa ação. “É muito importante participar e contribuir com essas programações que esclarecem assuntos que muitas vezes passam despercebidos da população. Nosso atendimento vai além do centro médico, cuidar da saúde bucal, da saúde da mulher, da imunização e do cuidado com a visão, são exemplos de serviços que oferecemos diariamente, e tenho certeza que ficou na história de Barreiras o Saúde em Ação e a população irá dar mais atenção à saúde como um todo”, disse Tiê Araújo.