“O Futuro na Medida” realiza aula da saudade para a primeira turma de Auxiliar de Panificação e Confeitaria, em Barreiras

Muita emoção e pães deliciosos fecharam a Aula da Saudade na formatura de 17 novos auxiliares de panificação e confeitaria

Uma mesa posta com muitos pães salgados, doces, bolos, croissants, empadas gourmet, tortas e docinhos artesanais foi apresentada nesta manhã de quarta-feira (27), na “Aula da Saudade” do curso de auxiliar de panificação e confeitaria do projeto Futuro na Medida. O projeto social é fruto da união entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Ministério Público do Trabalho de Barreiras-MPT, que visa capacitar profissionalmente jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social e fora do mercado de trabalho.

Emocionados, os 17 auxiliares de panificação e confeitaria botaram a mão na massa, prepararam todos os pães para degustação e movimentaram o laboratório de alimentos do SENAI. Com sorriso no rosto, recepcionaram a secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo, a chefe de gabinete Marileide Carvalho, a coordenadora do projeto e do CREAS, Denise Mesquita, a gerente de negócios da Unidade SENAI Barreiras, Dalita Dutkievicz e convidados.

Esse foi o primeiro curso da grade oferecida no CRAM, CRAS e CREAS, que em parceria com o SENAI ainda vão realizar mais sete cursos profissionalizantes. Feliz com o resultado da turma, a professora de panificação, Elieci Guirra, compartilhou sua história de vida incentivando os novos profissionais a buscarem sempre oportunidades.
“Eu construí minha casa vendendo bolo de mandioca e cheguei até aqui porque nunca desisti de meus sonhos. Agradeço a experiência, me coloco à disposição para continuar ajudando e tenho certeza que o mercado ganha 17 novos auxiliares bem capacitados. Encerramos as aulas, com dois formandos já empregados e os demais com expectativa de abrir seu próprio negócio”, relatou a Elieci.

O formando mais jovem da turma, Alisson Daivid que tem 16 anos e reside na Vila Amorim, já garantiu que vai produzir e distribuir os doces que aprendeu durante as 180 horas de curso. “Eu me inscrevi no CRAS da Vila dos Funcionários e só depois contei a minha família, que deu maior apoio. Sempre tive facilidade para fazer bolos, trufas e doces, mas agora eu aprendi a fazer tudo com qualidade, acompanhando as receitas e sabendo como vender”, disse o jovem.

A secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo abraçou e emocionou os formandos garantindo que os novos profissionais em panificação e confeitaria terão acompanhamento, apoio para legalização e encaminhamento para o mercado de trabalho.

“O nosso trabalho não finaliza aqui nesta aula e degustação. Vamos sim, acompanhar todos os participantes durante seis meses, buscando inserção no mercado de trabalho e principalmente regularização dos novos empreendedores, que estarão trabalhando legalizados e assessorados pelo Sebrae. Agradeço cada abraço e agradecimento pela oportunidade, mas o que nos deixa mais felizes é saber que vocês vão dar continuidade a esse aprendizado, vão até gerar mais empregos e renda para as famílias”, destacou.