Novo mutirão de ultrassonografias e cirurgias eletivas é realizado pela Secretaria de Saúde de Barreiras

Atendendo aos pacientes dos programas de Chagas, Melhor em Casa, Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e os demais inscritos nas unidades de saúde de Barreiras e que aguardavam agendamento, a Secretaria de Saúde realiza uma semana inteira de mutirão de ultrassonografias. Os procedimentos estão sendo realizados a partir desta segunda-feira (19) até a sexta-feira (23), no Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida.

“Todos estes pacientes foram previamente agendados e triados pela Central de Regulação Integrada. Na próxima semana, realizaremos o mutirão de ecocardiograma, serão mais de 300 pacientes atendidos”, explica o secretário de Saúde de Barreiras, Melchisedec Neves. Ele explica ainda que durante a pandemia da Covid-19, algumas demandas ficaram reprimidas devido aos procedimentos que precisaram ser suspensos, por precaução.

Durante toda a semana, os pacientes serão atendidos com horários marcados, sem necessidade de chegar com muita antecedência e sem filas. Serão realizadas 530 ultrassonografias de abdomem total, obstetrícia ou pélvica, vias urinárias, próstata, partes moles, tireóide e transvaginal. O exame é indicado para análises e diagnósticos que evitam complicações, descartam suspeitas ou as confirmam, para que seja iniciado o devido tratamento.

Cirurgias eletivas – Outro mutirão foi realizado pela Secretaria de Saúde de Barreiras no final de semana. Os pacientes, previamente selecionados, foram submetidos às cirurgias eletivas de hérnia e vesícula. Um total de 10 procedimentos foi realizado pelo médico Luciano Trindade no Hospital Municipal Eurico Dutra.

Dircom/PMB  – 19.09.2022