Novo financiamento da Atenção Primária à Saúde é discutido, em Salvador

Na manhã dessa segunda-feira (14) o secretário municipal de saúde, Anderson Vian, acompanhado da coordenadora da Atenção Básica de Barreiras, Mônica Valéria, participou do seminário sobre o Novo Financiamento da Atenção Primária à Saúde. O evento, que trouxe as novas metodologias de financiamento, aconteceu no Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA) e contou com a participação de representantes do COSEMS/BA, Conselho Nacional das Secretarias Municipais da Saúde (CONASEMS), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e do Ministério da Saúde.

Promovido pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), a meta do seminário foi de orientar sobre a reforma do atual mecanismo de transferências federais, estimulando o aumento da cobertura (cadastro da população da área coberta pela Estratégia Saúde da Família) da APS, principalmente entre as populações vulneráveis, ressaltar os resultados em saúde da população (desempenho das equipes Saúde da Família), incentivar avanços na capacidade instalada, organização dos serviços de APS e ações de promoção e prevenção, enfrentar a dificuldade de fixação de profissionais e estar em conformidade com a Lei Complementar nº 141/2012.

Além da presidente do COSEMS – BA, Stela Souza, Mauro Junqueira, diretor executivo CONASEM e Daniela Ribeiro, coordenadora geral de financiamento do Ministério da Saúde, cerca de mil pessoas, entre secretários municipais de saúde de todas as regiões da Bahia, coordenadores e técnicos da área participaram do seminário. De acordo com o secretário Anderson Vian, essa foi uma grande oportunidade de conhecer o novo modelo de financiamento, orientações importantes quanto a forma que será realizado.
“Tendo em vista os desafios quanto ao financiamento, a escassez e defasagem de recursos, é de suma importância não somente para o nosso, mas para todos os municípios que estejam dialogando quanto às novas diretrizes que irão reger esse novo modelo de financiamento. Isso permite que possamos usufruir dos recursos de maneira equânime e justa, buscando também ampliar o repasse para avançar ainda mais na assistência da Atenção Primária do nosso município, haja vista que já estamos ampliando os serviços em nossa rede com recursos próprios do município, como por exemplo na cobertura de Atenção Básica de 39% para mais de 72%”, pontuou o secretário.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo