Nota de Pesar pelo falecimento do Padre Geraldo Lang ex-Vigário Geral da Diocese de Barreiras

Foi com grande pesar que tomamos conhecimento do falecimento do Padre Geraldo Lang, ex-Vigário Geral da Diocese de Barreiras, ocorrido nessa quarta-feira (27). Austríaco e monge do Mosteiro de Kremsmüster (Áustria), Padre Geraldo veio para Barreiras em dezembro de 1974, acompanhando os padres Ricardo (que depois seria ordenado primeiro bispo da Diocese de Barreiras), Gunther, Carlos, Leo e Arno.  Permaneceu por onze anos, até 6 de janeiro de 1985,  quando foi chamado de volta à Áustria pelo seu abade, para trabalhar na formação.

Em 20 de julho de 1991, Padre Geraldo retorna a Barreiras. Desta vez acompanhado por dois leigos, Martin Mayr e Godofredo. Martin se tornou Diácono Permanente e atualmente responde também pela Agência 10envolvimento – Organização não Governamental que acompanha a questão ambiental e agrária na Diocese de Barreiras. Após atuar em um projeto para consolidar a Reforma Agrária e as estruturas pastorais da Igreja em Angical, Godofredo voltou para Áustria.

Em 5 de janeiro de 1992, ele assumiu a Paróquia Santana em Angical, durante os dez anos que lá ficou, Padre Geraldo e a sua equipe construíram e consolidaram as estruturas da paróquia, o trabalho delicadíssimo da Reforma Agrária, fundaram a Escola Família Agrícola e realizaram uma série de outros trabalhos. Sua permanência em Angical foi até 21 de janeiro de 2002, quando foi transferido para a Paróquia São Sebastião de Barreirinhas.

Com a paróquia de Barreirinhas, Padre Geraldo respondeu também pela administração pastoral da Paróquia Santa Cruz, em Cotegipe. Foi Vigário Geral da Diocese de Barreiras por três mandatos. Além de Vigário Geral, assumiu, interinamente, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Sandra Regina. Atualmente Padre Geraldo vivia na Áustria, seu país de origem.

Com sua partida que nos toma de saudades e profundas lembranças, rendemos nossa solidariedade e condolências ao Clero da Diocese de Barreiras, religiosas, ao Bispo Diocesano Dom Moacir Arantes, aos monges do Mosteiro de Kremsmüster (Áustria) na pessoa do Padre Cristiano Mayr e todos os fiéis leigos que tiveram a alegria e satisfação de conviver com esse homem extraordinário que foi Padre Geraldo Lang.

Barreiras-BA, 28 de julho de 2022.

Zito Barbosa

Prefeito de Barreiras

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo