Nota da Secretaria de Educação sobre ameaças nas escolas de Barreiras

Diante do surgimento de constantes ameaças veladas e explicitas de atentados nas escolas de Barreiras, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Trânsito, tem intensificado as ações de proteção, integrando as rondas escolares realizadas pela Guarda Civil Municipal ao trabalho de apoio das polícias Civil e Militar de Barreiras.

Na manhã desta quarta-feira (26), uma operação contra suspeitos de planejarem ataques à escolas foi deflagrada pela Delegacia da Polícia Federal no município, o que contribui para aumentar a segurança e dissuadir tais condutas. Intitulada de Apokrypha (nome usado pelos escritores eclesiásticos para determinar assuntos secretos de origem ignorada, falsa ou espúria), a Operação se destinou a cumprir mandados de busca e apreensão em endereços da cidade, resultando na apreensão de aparelhos celulares e encaminhamento dos responsáveis para responderem perante a Polícia Civil, por se tratar de menores de idade.

A rede de segurança montada prevê investigações aprofundadas para identificar a origem de mensagens falsas sobre ataques terroristas em escolas municipais, que estariam circulando em grupos de alunos e nas redes sociais. Desde os primeiros relatos foram iniciados intensos trabalhos de checagem destas informações, com o apoio dos setores de inteligência das Polícias Civil, Militar e agora Federal, e também intensificadas as rondas escolares realizadas pela Guarda Civil Municipal, como forma de garantir a segurança nas escolas e nos entornos, o que permite a Secretaria de Educação assegurar a todos que fiquem tranquilos e evitem disseminar boatos, que só contribuem para dar visibilidade a condutas nocivas à educação.

Diante deste cenário, a Secretaria de Educação esclarece a sociedade, aos pais, estudantes, professores e colaboradores das escolas municipais de Barreiras, que o ambiente é de segurança e tranquilidade, e que mantém constante vigilância com o apoio das forças de segurança pública sobre qualquer situação que possa colocar em risco a integridade das escolas municipais.

Dircom/PMB – 26.10.2022