Nos 132 anos da Capital do Oeste, o Riachinho e comunidades adjacentes comemoram a inauguração da Unidade de Saúde Gerson Rodrigues do Nascimento

Uma noite de festividade em comemoração aos 132 anos de emancipação política da Capital do Oeste, dezenas de moradores se reuniram no bairro Riachinho para festejar a entrega da Unidade de Saúde da localidade, inaugurada nesta sexta-feira (26), pelo prefeito Zito Barbosa. A Unidade de Saúde Gerson Rodrigues do Nascimento foi construída com recursos próprios do município e tem capacidade para atender uma média de quatro mil pessoas, alcançando os moradores das comunidades de Nanica, Tabua, Bela Vista, Alto da Bela Vista, Correio, Assentamento da Água Vermelha, Sapé e Jardim Europa.

Com participação da Banda Municipal 26 de Maio e dos cantores Alcenor Ramos, Romero e Erivan, Ane Mirele e Dinho, uma grande festa foi preparada para recepcionar os moradores e também o prefeito Zito, a primeira-dama, Marisete Bastos; o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; o presidente da Câmara de Vereadores, Alcione Rodrigues; além dos vereadores Hipólito dos Passos, Otoniel Teixeira, Valdimiro José, Ivete Ricardi, e ainda a secretária e subsecretária de Saúde, Jamile Rodrigues e Juana Jamille, respectivamente; demais secretários, subsecretários, familiares do homenageado e a equipe que compõem o quadro de profissionais da Unidade de Saúde Gerson Rodrigues do Nascimento.

Conforme a secretária de Saúde, Jamile Rodrigues, o município já alcança 107% de cobertura da Atenção Primária à Saúde, e com a construção de mais essa estrutura, chega a um total 49 Unidades de Saúde em todo município, sendo que 14 foram construídas na atual gestão municipal, tanto na cidade como na zona rural. A estrutura dessa nova Unidade conta com consultórios médicos e de enfermagem, consultório odontológico, sala de vacinas, farmácia, triagem, e ainda acompanhamento de pré-natal, preventivo, marcação de exames, dentre outros atendimentos.

A Unidade presta homenagem especial ao desbravador da comunidade de Riachinho, Gerson Rodrigues do Nascimento. Seu legado foi marcado pela simplicidade, pela ajuda diária com os moradores e reivindicações por melhorias nas estruturas da educação, infraestrutura e na saúde. Seus filhos acompanharam de perto a inauguração e agradeceram emocionados a homenagem.

“Hoje é um dia de muita alegria. Eu nasci e me criei aqui nessa comunidade, e receber esse presente no dia do aniversário de Barreiras é muito emocionante. Nossa felicidade é compartilhada por todos os moradores que assim como eu, estão emocionados com a homenagem feita ao meu pai. Ele foi um grande homem, merecia mesmo ser lembrado nessa obra grandiosa que alcançará todos os moradores. Gratidão ao prefeito por esse grande presente”, ressaltou dona Arminda Rodrigues.

Além da Unidade de Saúde, a gestão municipal já beneficiou o bairro Riachinho com a requalificação e ampliação da Escola Municipal São João, construção da quadra poliesportiva Deusimar do Nascimento Silva, já pavimentou as ruas com asfalto e bloquetes e implantou iluminação em LED ao longo das avenidas. De acordo com o prefeito Zito Barbosa, toda essa agenda de inaugurações e autorizações de obras, fazem parte do compromisso da sua gestão com a população barreirense que nessa semana puderam acompanhar a entrega de equipamentos públicos nas áreas da infraestrutura, esporte, cultura e educação.

“Comemoramos o aniversário da nossa Capital do Oeste com uma semana de grandes realizações, e neste dia 26 de maio, data maior da emancipação política do nosso município, a alegria e emoção tomou conta de todos nós. Logo pela manhã assinamos ordens de serviços para construção de importantes obras em três bairros diferentes e estamos fechando este dia na comunidade de Riachinho com a entrega desta importante obra tão sonhada pelos moradores de toda essa região. Aproveito para agradecer a parceria com a Câmara de Vereadores na condução de projetos que transformam a vida dos nossos munícipes. Vamos até o dia 31, realizando ações importantes em favor de Barreiras nesta agenda de aniversário, essa é a melhor forma de festejar junto com toda população os 132 anos da Capital do Oeste” exclamou Zito Barbosa que em seguida descerrou a placa inaugural e visitou nova estrutura de saúde junto com a população.

Dircom/PMB – 27.05.2023