Mutirão de limpeza no Rio Grande encerra as comemorações da Semana do Cerrado em Barreiras

O sábado (14) foi dedicado à limpeza do Rio Grande, no entorno do Cais, Parque Eng.º Geraldo Rocha e Barreirinhas. A ação realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, contou com apoiadores de diversos segmentos, encerrando as comemorações em alusão à Semana do Cerrado. Uma média de seis toneladas de lixo foi retirada esse ano, muito menos do que o recolhido em 2017, quando foram retiradas aproximadamente 48 toneladas de lixo.

O dia de mobilização voluntária contou com a parceria do 4° Batalhão de Engenharia de Construção (4ºBEC), Corpo de Bombeiros, PrevFogo do Ibama, grupo de mergulhadores Amigos da Pesca, Clube Náutico Barreiras, Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), Parque Vida Cerrado, Atlas Energia, Tetra+ Consultoria, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, e das Secretarias de Educação e Infraestrutura. Durante a remoção foram encontrados dentro do rio, objetos como televisão, triciclo, garrafas de vidro, latinhas de refrigerante e bastante pneus.

“Pelo terceiro ano estamos realizando essa ação com apoio de diversos segmentos sociais em prol do meio ambiente, em especial nessa semana em que encerramos as comemorações do Cerrado, e graças a essas intervenções tivemos uma redução considerável de lixo encontrado dentro do Rio Grande. Continuaremos ao longo do ano com ações educativas nas comunidades rurais, urbanas e também em colégios, com objetivo de que toda a sociedade compreenda a importância desse cuidado com as nossas riquezas naturais”, pontuou Demósthenes Júnior, secretário de meio ambiente e turismo.

Acompanhando pela primeira vez as ações realizadas no leito do Rio Grande, o promotor Artur Rios pontuou a importância da ação para o município. “O Ministério Público acompanha as ações realizadas pela Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Meio Ambiente, e são ações significativas. Todavia, esperamos também que a população entenda e faça a sua parte, não bastam as ações da Prefeitura em tentar recuperar o Rio, se a população não tiver o mínimo de consciência ambiental e entender a importância desse recurso para o município”, disse.

As comemorações da Semana do Cerrado tiveram início na última segunda-feira, (09), com atividades educativas e o desassoreamento do Rio Grande. O Prefeito Zito Barbosa, ao lado dos vereadores Almery Messias, Eugênio Fernandes e Otoniel Teixeira, participou do mutirão destacando a relevância da preservação do Cerrado.
“O Rio Grande, que corta a nossa cidade, é um dos mais belos cartões postais que temos e essa intervenção através do mutirão de limpeza realizada hoje, reforça o cuidado que temos com esse patrimônio natural. Durante toda a semana, foram realizados vários eventos com foco no Cerrado, inclusive reforçando o cuidado com as nascentes e orientações nas comunidades. Continuamos nos próximos dias com o desassoreamento, fazendo a retirada de bancos de areias que se formaram ao longo dos anos no Rio Grande, preservando assim o curso natural do seu leito”, destacou Zito Barbosa.

Todo o lixo retirado está exposto na Praça Landulfo Alves como forma de impactar a sociedade e chamar a atenção para o zelo e preservação do Rio Grande, até quarta-feira (18), quando atividades educativas poderão ser realizadas pelas escolas municipais.