Múltiplas Ações de Limpeza e Sanitização: Já nos primeiros dias, trabalho inédito de limpeza nos bairros de Barreiras retira toneladas de lixo e entulho

Desde segunda-feira (31), a Prefeitura de Barreiras pôs em prática a maior operação de múltiplas ações de limpeza e sanitização já realizada em toda a cidade, com foco no combate à proliferação das arboviroses. Dividida em duas etapas principais, a força-tarefa foi iniciada pela Av. Souza Moreira e se estenderá pelos próximos 30 dias por todos os bairros. Mais de 230 profissionais das secretarias de Infraestrutura, Saúde, Agricultura, Segurança Cidadã e Trânsito, Procuradoria Geral do Município e Chefia de Gabinete, estão envolvidos diretamente nas múltiplas ação que nos primeiros três dias já contabilizou a retirada de mais de cinco mil toneladas de lixo e entulho na Avenida Souza Moreira, Jardim Vitória e Sombra da Tarde.

A proposta integra o Projeto Barreiras Mais Bonita e Mais Humana, desenvolvido pela Prefeitura de Barreiras com foco em ações de manutenção e limpeza em toda a cidade. “Lançamos esta operação inédita e estamos, diariamente, acompanhando as equipes nos trabalhos realizados. Sabemos que não se trata de uma tarefa fácil e pedimos que a população colabore evitando o acúmulo de lixo e fazendo a limpeza de terrenos baldios e quintais e principalmente fazendo o descarte apropriado do seu lixo e entulhos. Somente com o engajamento de todos vamos evitar a proliferação de doenças e assim, consolidar Barreiras como uma cidade com cada vez mais qualidade de vida, nosso futuro hoje e nosso orgulho sempre”, destacou o prefeito Zito Barbosa.

Para auxiliar as equipes no trabalho de limpeza e retirada de material, está sendo utilizado um grande volume de máquinas e equipamentos composto por quatro motoniveladoras, cinco retroescavadeiras, duas escavadeiras hidráulicas, uma pá carregadeira, um munck, cinco tratores com roçadeiras, 25 caçambas, dois bobcat (mini carregadeiras), cinco caminhões pipa, um limpa fossa, uma roçadeira mecânica e uma manual, duas motosserras e cinco moto podas, além de seis caminhões com carrocerias abertas.  Paralelo, equipes de agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses repassaram orientações à população e buscam possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador das arboviroses.

Bairros contemplados – Nessa primeira etapa a ação passará pelos bairros São Miguel, Santa Luzia, Vila Nova, Sombra da Tarde, Jardim Vitória, Loteamento Rio Grande, Loteamento Mimoso, ACM, Vila Dulce, Conjunto Habitacional Rio Grande, Centro Histórico, Flamengo, Serra do Mimo, Bandeirantes, Novo Horizonte, Jardim Ouro Branco, Sandra Regina, Vila Regina, Aratu, Morada da Lua, São Paulo, Ribeirão, Boa Sorte, Residencial Boa Sorte, Recanto dos Pássaros e Antônio Geraldo.

Já na segunda fase será a vez da Vila Rica, Vila dos Funcionários, Santo Antônio, Conquista I e II, Santa Helena, 29 de Julho, São Mateus, Parque da Cidade, São Sebastião, São Pedro, Maria Percilia, Barreirinhas, Morada Nobre I e II.

Dircom/PMB – 02.02.2022

  • Compartilhe: