Mostra de Experiências realizadas nas escolas marca encerramento dos programas Mais Educação e Despertar, em 2018

Durante todo o ano de 2018, em 17 escolas municipais de Barreiras cerca de 1300 estudantes participaram ativamente de oficinas de dança, capoeira, música, xadrez, teatro, futsal, judô, associadas ao acompanhamento escolar rotineiro. Trata-se do Projeto Novo Mais Educação que busca levar aos alunos, principalmente de escolas com baixo IDEB, ou, localizadas em áreas de vulnerabilidade, atividades complementares e direcionadas às disciplinas de Português e Matemática.

Em outras sete escolas localizadas na zona rural, o Programa o Despertar, ampliou o papel social e promoveu a educação voltada para a responsabilidade social, como forma de buscar mudanças de valores, aliadas ao compromisso cidadão e socioambiental. O Programa é do Senar/Bahia e conta com parceiros como Sindicato dos Produtores Rurais, Aiba, Abapa, Ufob e Secretaria de Meio Ambiente. Os resultados destes dois programas puderam ser vistos durante uma Mostra de Experiências, na sexta-feira (14), que marcou o encerramento das atividades em 2018.

O evento, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, reuniu professores, estudantes e a equipe técnica responsável pela implementação e acompanhamento dos Programas Mais Educação e Despertar, em Barreiras. “Foi um momento de socialização dos trabalhos exitosos realizados pelas escolas que são adidas destes dois programas. Em algumas sedes escolares estão implantados ambos”, explica a coordenadora de Programas Institucionais, Leise Farias.

Entre uma apresentação e outra de corais, danças, fanfarras, os alunos entregaram ações concretas de mudanças no desempenho escolar e nas atitudes, avançando em atitudes de integração, coletividade, respeito com o próximo e o com meio ambiente. “Os resultados dos esforços empreendidos estão na mudança dos índices de desempenho. Eles mostram claramente a evolução dos estudantes no campo da leitura, oralidade, escrita e matemática que são as disciplinas obrigatórias. Já as oficinas são escolhidas de acordo o desejo e o perfil da comunidade escolar, esta mostra foi a prova de que estamos no caminho certo”, avaliou a secretária Cátia Alencar.

Equipe técnica dos programas:
Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer: Cátia Alencar
Coordenadora de Programas Institucionais: Leise Farias