Moradores dos residenciais São Francisco e Boa Sorte recebem certificados de cursos profissionalizantes promovidos pela Prefeitura de Barreiras

A Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, entregou nos dias 17 e 18 de dezembro os certificados aos concluintes dos cursos de Geração de Trabalho e Renda, executados pela empresa Unilatus, nos Residenciais São Francisco e Boa Sorte. O objetivo foi capacitar os alunos para o mercado de trabalho e assim, estimular o desenvolvimento de negócios próprios através de diversas especialidades, como informática básica, design de sobrancelhas, maquiagem, atendimento ao público, produção de massas e pães, corte de cabelo e hidratação capilar.

Estimulando a participação dos moradores, os cursos foram ministrados pela manhã, tarde e noite. No Residencial São Francisco foram entregues mais 180 certificados, na terça-feira (17). Já no Residencial Boa Sorte foram entregues 39 certificados na noite dessa quarta-feira (18). A feirante Silvana Graziela dos Santos, de 32 anos, não escondeu a satisfação de receber o certificado do curso de massas e pães.

“Foram duas semanas intensas, uma das melhores experiências que já vivi e já sei fazer pizza, pão de batata e vários tipos de salgados. Comecei a colocar em prática as técnicas passadas pelos professores no aniversário de cinco anos de meu filho, José Samuel. A aprovação dos familiares e amigos foi total e estou motivada para vender minhas produções. Já estou na fila para o próximo curso em confeitaria básica”, destacou Silvana.

Roseani Barbosa também aproveitou a oportunidade e fez os três cursos oferecidos no Residencial Boa Sorte. “Eu fiz os três cursos porque vi a oportunidade de aprender um pouco sobre beleza e também sobre culinária na parte de massas. Já estou colocando em prática atendendo no salão improvisado dentro de casa e agradeço de coração todos conhecimentos compartilhados pelos professores parceiros”, disse.

Segundo a diretora pedagógica da Unilatus, Ticiana Mesquita, os cursos tiveram a participação de 90% de público feminino, com metodologias diferenciadas, a empresa também garantiu momentos integrativos com os filhos das participantes, dando oportunidade para as mães deixarem os filhos nos horários dos cursos. Conforme a secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo, a parceria com a Unilatus ofertou nesse primeiro momento cinco cursos, já para o início de 2020, estão previstos mais 15 cursos gratuitos.

“Esse trabalho social é um compromisso da Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, em promover ações com objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram nos residenciais, oportunizando a qualificação necessária para que se tornem empreendedores e passem e desenvolver seus próprio negócio, gerando assim emprego e renda. Ficamos muito orgulhosos em ver que muitos já estão trabalhando e garantindo a mudança em suas vidas”, concluiu Karlúcia.