Moradores da Morada da Lua de Cima festejam a entrega da nova Escola Municipal Dona Quininha Melo

A tarde dessa terça-feira (02) foi de vibração e festa no bairro Morada da Lua de Cima, que recebeu o novo prédio totalmente reformado e requalificado da Escola Municipal Dona Quininha Melo. A obra executada pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, dentro do Projeto Educa Barreiras dotou a unidade escolar de outro visual estético e estrutural, para atender mais de 250 pequenos estudantes da educação infantil.

Essa é uma das 48 escolas municipais que passaram por intervenções profundas de reforma e requalificação. No caso específico da Quininha Melo, devido à situação encontrada pela equipe de engenheiros e técnicos, o prédio passou por um denso redimensionamento de salas, refeitório, salas administrativas e a instalação de novas portas, esquadrias de janelas, pisos de cerâmica, pintura, banheiros com acessibilidade, nova sala de recursos multifuncionais, novo retelhamento, cantina requalificada, reconstrução de novo muro, parque infantil de madeira de reflorestamento e sistema de climatização em todas as salas.

Para receber a nova escola, moradores, pais de alunos e crianças recepcionaram o prefeito Zito Barbosa, acompanhado da primeira-dama Marisete Bastos, a vice-prefeita Karlúcia Macêdo e a secretária de educação, Cátia Alencar, ao ar livre, em frente à escola agora com a rua totalmente pavimentada. O evento ainda contou com a presença do vice-presidente da Câmara de Vereadores, João Felipe, da diretora do NTE11 professora Aparecida Vasco, os vereadores Alcione Rodrigues, Otoniel Teixeira, Cezar da Vila e Silma Alves, além dos secretários municipais.

A diretora Dulcineide Matos, encantada com o novo ambiente escolar, salientou que a expectativa a partir de agora é atender toda a comunidade, com novas vagas para educação infantil. “Tenho 16 anos de trabalho nessa escola, e hoje parece um sonho quando entro nesse novo prédio. Não existe nenhuma comparação, agora temos uma nova escola e oportunidade de proporcionar mais vagas para os pequenos estudantes, que antes não tinham interesse de estudar aqui e agora já temos fila de espera por vaga. Gratidão e felicidade são as palavras que definem nossos sentimentos”, disse a diretora.

A moradora Alessandra Maria, mãe da aluna do maternal Yasmin Lorrany, disse que toda a comunidade esperou muitos anos pela reforma e melhoria no ambiente escolar. “Antes eu olhava para esta escola e sentia tristeza, era tudo feio, não tinha nenhum atrativo, mas precisava deixar minha filha aqui. Hoje eu sinto muita alegria, porque Yasmin está sendo recebida nesse espaço, com salas climatizada, professores motivados, um parquinho infantil cheio de novidade e uma excelente educação”, salientou Alessandra.

Além da entrega da Escola Municipal Dona Quininha Melo, o bairro Morada da Lua ainda receberá as novas instalações da Escola Municipal Carmosa Francisca da Silva, que esta sendo requalificada, mais uma escola modelo de 18 salas que está em fase de construção com auditório, refeitório e ginásio de esportes coberto, sem contar todas as intervenções em infraestrutura que já ultrapassam 170 mil m2 de pavimentação asfáltica, meio fio, sarjetas, macro e microdrenagem, totalizando mais de R$ 30 milhões de reais em investimentos.

“Uma tarde memorável com os moradores, pequenos estudantes e toda comunidade escolar, que veio prestigiar e agradecer todas as benfeitorias que a Gestão Municipal, tem realizado no bairro Morada da Lua de Cima. Fomos carinhosamente recebidos, e as obras não param, continuamos no mesmo ritmo para entregar ainda as escolas Joaquim Neto na Vila Brasil, a escola Roberto Santos em Barreirinhas, a Alberto Amorim na Vila Amorim e a escola Carmosa Francisca na Morada da Lua, para o início do ano letivo, com todas as escolas prontas e requalificadas”, finalizou a secretária de educação Cátia Alencar.