Moradores comemoram o ritmo acelerado da pavimentação asfáltica no Loteamento Rio Grande

O prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, acompanhou de perto nesta quarta-feira, 16, o andamento das obras

Com pouco menos de 60 dias após o lançamento da obra de pavimentação asfáltica no Loteamento Rio Grande, o trabalho segue em ritmo acelerado em todas as ruas. No total, serão mais de 50 mil metros quadrados de pavimentação, que modificará diretamente a acessibilidade dos moradores, a qualidade de vida e também promoverá a melhoria do tráfego de veículos na localidade.

Dona Margarida Rios conhece de perto essa mudança na qualidade de vida. Moradora da Rua Rio Verde há mais de 20 anos, passou a tarde dessa quarta-feira (16) acompanhando junto com sua neta, a pavimentação. “Nós acreditávamos que teríamos um prefeito que olhasse com atenção para esse bairro, de fato estamos surpresos com o andamento da obra que em menos de dois meses de lançada, já recebe hoje o asfalto novo. Vivemos dias de muita poeira e lama, mas hoje estamos em festa”, disse.

As mudanças na Capital do Oeste têm chamado atenção de todos com as obras de pavimentação, realizadas por meio do Programa Pavimenta Barreiras, o maior programa de pavimentação asfáltica do interior da Bahia lançado pela Prefeitura de Barreiras em 2017. No Loteamento Rio Grande, a intervenção teve início na Rua Ferminiano Luz Ribeiro e segue com terraplanagem e imprimação asfáltica em todo bairro. Dona Luzineide Paiva é moradora da Rua Santa Luzia, considerada pelos moradores uma das principais do loteamento. Ela, assim como muitos moradores, também comemora a chegada da mudança.

“Moro há 30 anos nessa rua, uma das principais consequências da poeira foi que minha filha adquiriu uma rinite alérgica. Na época ficamos muito tristes, mas esperançosos com dias melhores, e graças a Deus a realidade do nosso bairro está mudando. Asfalto é saúde, interfere diretamente na qualidade de vida sim e estamos agradecidos por essa tão esperada obra”, ressaltou Luzinete.

Com a utilização de maquinários modernos, outras frentes de serviços acontecem simultaneamente em diversos bairros de Barreiras e zona rural. A exemplo dos Bairros Morada da Lua, estrada de acesso ao povoado de Barrocão de Baixo e ruas do bairro Santa Luzia, que voltam a receber obras de pavimentação. As comunidades de Mucambo de Baixo, Barrocão de Baixo, Barreiras Sul e algumas ruas do Bairro Vila dos Funcionários também estão recebendo pavimentação em bloquetes.

Segundo o prefeito Zito Barbosa, que esteve vistoriando a obra no Loteamento Rio Grande, outras ruas de Barreiras estão recebendo requalificação asfáltica, assim como no Bairro Vila Dulce, também a Avenida Floriano Peixoto, Ahylon Macêdo, Barão de Cotegipe, passam por intervenções estruturais. Acompanhado dos vereadores Alcione Rodrigues e Cezar da Vila, ele agradeceu a receptividade dos moradores.

“Essa receptividade dos moradores me deixa ainda mais motivado a trabalhar por essa cidade. Começamos no início dessa semana a aplicar o asfalto no Loteamento Rio Grande, que é um bairro relativamente grande e seguimos com a preparação das demais ruas com o objetivo de concluir toda pavimentação no próximo mês. Agradeço muito o carinho de todos, sei que o asfalto é um sonho de muitos moradores e esse também é meu desejo enquanto gestor e filho de Barreiras. Vamos continuar com frentes de serviço em todos os setores da Prefeitura, contribuindo assim, para uma nova realidade na Capital do Oeste”, pontuou Zito Barbosa.