Maio Vermelho: Centro de Especialidades Odontológicas orienta pacientes sobre a prevenção do câncer bucal, em Barreiras

Conscientizar a população e os profissionais da área da saúde bucal sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer da boca. Esse é o objetivo da campanha Maio Vermelho, criada para alertar pacientes sobre os riscos da patologia. Com esse intuito, a Secretaria de Saúde de Barreiras através da Coordenação Municipal de Saúde Bucal preparou uma programação especial para chamar a atenção para a importância dos cuidados e assim, intensificar a avaliação de alterações que possam estar relacionadas ao câncer de boca, doença crônica não transmissível que possui como principal fator de risco o tabagismo.

A ação aconteceu no Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, nesta manhã de segunda-feira, 22, com a Sala de Espera Maio Vermelho, momento em que os pacientes aguardavam o atendimento. A coordenadora da saúde bucal, Erika Almeida, o diretor técnico do CEO Dr. Ronaldo Inácio e a equipe técnica também acompanharam a roda de conversa conduzida pelo odontólogo e cirurgião bucomaxilofacial, Dr. Alexandre Martins, que explicou sobre os sintomas, causas e os principais autocuidados, para evitar a doença.

Segundo o especialista, entre os cuidados estão não fumar, reduzir o uso de bebidas alcoólicas e usar proteção quando houver exposição solar. As pessoas devem ficar atentas a feridas na boca que não cicatrizam há mais de 15 dias, o que pode caracterizar estágio inicial da doença. Nesses casos, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde de referência, de segunda a sexta-feira, onde as equipes de saúde bucal estão capacitadas para fazer a avaliação e o encaminhamento para o CEO, caso haja o diagnóstico das lesões.

No entanto, o diagnóstico tardio pode levar a sequelas mutiladoras, comprometendo a qualidade de vida. “Aliar autocuidado, bons hábitos e manter acompanhamento regular com o dentista é fundamental para reduzir doenças bucais, principalmente o câncer, que muitos pacientes não sabem que pode ocorrer na boca”, destacou o bucomaxilo, Dr. Alexandre.

A coordenadora de saúde bucal, Érika de Almeida acompanhou a roda de conversa, orientando os pacientes que ainda receberam folder educativo. “É imprescindível estar atento a qualquer sinal de alerta e procurar uma Unidade de Saúde para avaliação. Atualmente temos 44 unidades de saúde com atendimento odontológico e o Centro de Especialidades Odontológicas, que estão à disposição para atender a população. O câncer bucal é mais comum do que imaginamos e precisa ser tratado logo”, finalizou a coordenadora.

 

Câncer bucal – Os principais sinais e sintomas que devem ser observados são: Lesões (feridas) na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramentos e estejam crescendo; Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas; Nódulos (caroços) no pescoço e Rouquidão persistente.

Dircom/PMB- 22.5.2023

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo