Jornada Pedagógica motiva docentes para o ano letivo 2020, em Barreiras

Motivando os docentes e técnicos da educação para os desafios educacionais deste ano, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Barreiras realizou nessa segunda-feira, 03, o primeiro dia da tradicional Jornada Pedagógica. O auditório do espaço Le Revê foi lotado pelos educadores, gestores e técnicos em educação da rede municipal de ensino, ansiosos pelos ensinamentos dos palestrantes: Luiz Ricardo, Luiz Vicente, Luiz Pondé e Giovani Castrucci.

A abertura oficial foi feita pela secretária de educação Cátia Alencar, com a presença da vice-prefeita de Barreiras Karlúcia Macêdo e da diretora pedagógica, Aldeci Queiroz.  De 03 a 5 de fevereiro, a programação passará pelas unidades escolares, Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e Unifasb. A diversidade de conteúdos e os debates para manutenção da qualidade do ensino nas escolas mobilizam os educadores para o ano letivo 2020.

“A Jornada pedagógica é um momento em que os profissionais da educação partilham ideias, ensinam e aprendem na coletividade, com o propósito de promover o fortalecimento do processo educativo. Nos últimos 20 anos, o Brasil deu passos importantes na educação e Barreiras já é uma referência em investimentos na infraestrutura das nossas creches e escolas, na dedicação dos nossos professores e na qualidade de ensino”, destacou a vice-prefeita Karlúcia Macêdo.

Nesta edição, toda a grade de palestras foi ao encontro do tema geral “Educação com equidade: Garantia de Qualidade”. “Estamos na quarta jornada consecutiva e a última desta gestão, a Secretaria de Educação por meio da sua Diretoria Pedagógica foi muito feliz na escolha do tema, é importante lembrar que equidade é uma virtude que se manifesta com senso de justiça, imparcialidade, respeito à igualdade de direitos. Basta observar, o quanto já foi investido na infraestrutura, requalificação dos prédios públicos e reordenamento da rede de ensino, a dignidade foi devolvida às nossas escolas”, destacou a secretária Cátia Alencar.

Entre os temas do dia foram tratados: Os campos de experiência e a Avaliação na Educação Infantil, Quatro Dimensões da Educação, Orientações Curriculares para Ensino da Matemática Moderna ao Momento Atual, e a esperada palestra do filósofo Luiz Pondé “Educação com Equidade: Garantia de Qualidade”.

“Hoje vamos falar de um olhar sociológico sobre porque eu entendo que há jovens de classes sociais mais vulneráveis, que tem uma chance no momento que vivemos hoje talvez como nunca tiveram, isso comparando com os jovens das classes sociais mais afluentes. Com isso, não estou querendo fazer uma competição, mas uma descrição que tem a ver com a minha experiência como professor e intelectual público, que tem como missão trazer às pessoas pontos de vista que geralmente não se tem, por não estar naquela área”, explicou Pondé, durante sua fala de abertura.

No local também ficaram expostos os dispositivos de educação interativa (Play Table e Brique-lonas), que serão utilizados com as crianças da educação infantil. A presidente da Academia Barreirense de Letras – ABL, Ananda Lima, também falou um pouco sobre as novidades da Festa Literária de Barreiras – FLIB 2020.

Confira a programação completa da Jornada Pedagógica 2020: