Jogos Estudantis Barreirense começam com gincana de tarefas esportivas entre escolas

Corrida, pulos, força, equilíbrio e concentração assim começaram as tarefas esportivas da gincana entre as escolas municipais do Parque e Antônio Bento de Freitas na manhã de terça-feira, 10. A Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, dentro do projeto Brincar e Viver, está realizando no Complexo Esportivo Deputado Luís Braga, em Barreirinhas, a primeira edição dos Jogos Estudantis Barreirense – JEB, e a gincana foi programada como primeira etapa, envolvendo os alunos do 1º ao 5º do ensino fundamental.

A agitação da criançada começou na quadra poliesportiva com as provas de queimada entre as equipes femininas e a prova da bolinha mágica, que exigiram coordenação motora e equilíbrio dos participantes. Uniformizados e identificados pelo número de competidor, meninos e meninas se reuniram na área gramada, para as provas de cabo de guerra, slackline, corrida de saco, túnel, pula corda, peteca e desatando nós. As torcidas organizadas fizeram a alegria e incentivaram o espírito de competitividade esportiva entre as duas escolas.

As competições vão ocorrer todas as terças, quartas e quintas-feiras até o dia 24 de outubro com a participação de 18 escolas. No sábado, 14, iniciam as competições de esportes coletivos com os jogos de futsal, vôlei, basquete, handebol e atletismo, com alunos do 6º ao 9º ano.

O coordenador da Gincana do JEB, professor Aparecido Freitas auxiliado pelos educadores físicos e equipe técnica da educação, participou de todas as provas, interagindo e explicando aos competidores as regras. “Além da competição e incentivo ao esporte, estamos nos divertindo e interagindo com os alunos. Já podemos observar que muitas crianças tem espírito competitivo e gostam de esportes, reforçando nosso projeto de unir o pedagógico ao esporte nas escolas”, disse Freitas.

A secretária de educação Cátia Alencar compareceu a Gincana para conferir as tarefas esportivas e o desempenho da equipe de educadores físicos. “O JEB é um evento estrategicamente preparado para as nossas escolas municipais, e hoje, iniciando com a gincana ficamos felizes com tanta movimentação, alegria e empenho das crianças nas provas. Os professores e educadores físicos também participam ativamente, e o projeto mostra que veio para agregar entretenimento, esporte, desenvolvimento pessoal, expressão artística e solidariedade entre as escolas. No sábado iniciaremos as competições coletivas, encerrando no dia 01 de novembro com todos os resultados”, salientou a secretária.

Ao final da primeira etapa da gincana, quem comemorou a vitória foi a Escola do Parque, consagrada campeã. Na quarta-feira, 11, as escolas municipais Segunda Escola Alcyvando Luz e Alberto Amorim entram na disputa pela vaga para a próxima etapa, e na quinta-feira, 12, o Colégio Municipal Padre Vieira enfrenta a Escola Presidente Médici.