Jogadas, diversão e estratégias matemáticas marcam o 2ª Torneio de Xadrez no Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus

Um dia inteiro de concentração e jogadas estratégicas marcaram o 2º Torneio de Xadrez realizado com os alunos do Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus na quadra poliesportiva da unidade de ensino. Promovido pela Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o torneio reuniu mais de 130 inscritos, estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

O desafio fez parte do projeto que comemora a Semana da Matemática, e também integrou as comemorações dos 128 anos de Barreiras incentivando os alunos de 10 a 14 anos o aprendizado da arte do xadrez, considerado um jogo de tabuleiro de natureza recreativa e competitiva para dois jogadores.

Na solenidade de abertura, o professor de matemática e vice-diretor, Eduardo Ribeiro ressaltou a importância da participação, do desenvolvimento cognitivo e educacional proporcionado pelo xadrez, e principalmente as regras e respeito pelos oponentes.

“O xadrez máster é incentivado desde 2015 na escola, e temos vários alunos que até hoje se destacam em competições de xadrez em Barreiras. Nossa meta é promover o contato dos alunos com estratégias e estímulo da mente, pois durante o jogo precisam formular suas jogadas e estratégias para vencerem. Aqui também primamos pelo respeito ao adversário, a interatividade e com isso temos obtido grandes resultados educacionais”, disse Eduardo.

Durante toda manhã, os alunos jogaram nos tabuleiros montados na quadra poliesportiva acompanhados de perto por amigos e pais, que compareceram para prestigiar. Os monitores técnicos também estiveram averiguando as jogadas e tirando dúvida dos competidores.

O aluno Marcos Vinicius, da 8ª C, participou pela primeira vez e elogiou o torneio e garantiu participação no próximo ano. “Jogar xadrez é emocionante e ao mesmo tempo requer paciência. Gostei muito de participar, consegui vários xeque-mate, e nesse ano fiquei em sétimo lugar, e espero no ano que vem participar novamente”, disse.

Durante a premiação foram entregues troféus para os campeões, e medalhas para os classificados até o 7º lugar, nas duas categorias. Na categoria do 6º e 7º ano, destaque para a campeã Gabriele Sales Pereira do 7º E e na categoria 8º e 9º ano, para o aluno Keven Missias Pereira da 8ª E.