Investimentos na educação é tema de audiência entre prefeito Zito Barbosa e presidente do FNDE, em Brasília

O prefeito de Barreiras Zito Barbosa esteve em Brasília na última semana, acompanhado pelo deputado estadual Pablo Barrozo (DEM), para uma audiência com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, Sílvio Pinheiro, com objetivo de solucionar a questão das creches em Barreiras, na ocasião, apresentou uma pauta de reivindicações na área educacional de Barreiras.

Barbosa apresentou um relatório detalhado das obras de 10 creches do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC – no município, algumas iniciadas, mas, todas embargadas e paralisadas já há alguns anos. “Tivemos um posicionamento positivo por parte do presidente Sílvio Pinheiro, e acredito que em breve estaremos retomando o projeto e concluindo as creches”, disse o prefeito.

Dentre as demandas apresentadas, além das creches, está a viabilização de recursos no setor para serem aplicados em transporte escolar, principalmente na zona rural, por meio do Programa Caminhos da Escola. O município busca a aquisição de seis veículos adaptados, e com capacidade de transportar entre 44 e 59 alunos com segurança e qualidade, como forma de assegurar os direitos dos estudantes e evitar a evasão escolar.

A construção de creches e escolas com quadras poliesportivas nos residenciais São Francisco e Boa Sorte, ambos do Programa Minha Casa, Minha Vida, foi outro item apresentado pelo prefeito, no encontro. “Nosso município recebeu do Governo Federal em 2015 e 2016, duas importes obras, o Residencial São Francisco com cerca de 1.500 unidades habitacionais e o Boa Sorte com quase 1.000 unidades. A população destes bairros enfrenta grandes dificuldades com relação à alocação dos alunos na rede municipal por se localizarem afastados do centro da cidade”, reforçou Zito.

O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Silvio se comprometeu em dar uma atenção especial ao município e destacou que concentrará os esforços para que os recursos destinados à educação cheguem a Barreiras o mais rápido possível.