Interessados em conduzir embarcações têm a oportunidade de fazer curso gratuito, em Barreiras

Estão abertas, até sexta-feira (11), as inscrições para o curso profissionalizante de Marinheiro Fluvial Auxiliar, em Barreiras. Os interessados, proprietários de embarcações, ou não, devem se dirigir ao Palácio das Artes (Praça Castro Alves) munidos de cópias e originais do RG, CPF, atestado médico conforme modelo próprio das Normas da Autoridade Marítima 30 (Normam 30), título de eleitor, duas fotos 5×7 e certificado de alistamento militar (homens). A realização do curso é uma solicitação da Prefeitura de Barreiras junto à Marinha do Brasil com o objetivo de regularizar e profissionalizas os condutores de embarcações fluviais, no Município.

Uma equipe da Agência Fluvial da Marinha de Bom Jesus da Lapa está responsável pelas inscrições e também, ficará à frente das aulas do curso, agendadas para o período de 14 a 25 deste mês, das 7h às 13h na Escola Municipal de Informática. Com carga horária de 60h, a metodologia de ensino contempla aulas teóricas e práticas, englobando informações de Marinharia; Poluição e Meio Ambiente; Navegação; Motores; Combate a Incêndio; Sobrevivência do Náufrago e Primeiros Socorros. São oferecidas 30 vagas para condutores (homens ou mulheres), de embarcações com até 10 AB (arqueação bruta).

O 2º sargento Roberto Gonzaga Magalhães explica que os participantes receberão noções importantes no transporte de passageiros ou de carga, via fluvial. “O conteúdo integra o tripé fundamental para a atividade que é: salvaguardar vidas humanas, segurança da navegação e poluição hídrica por parte das embarcações. Eles aprenderão maneiras de se comportar em uma embarcação, dicas sobre iluminação, primeiros socorros, entre outros. Vale destacar que este registro é imprescindível para quem quer trabalhar profissionalmente no transporte de cargas e passageiros”, diz.

Outra ação realizada pelos profissionais da Marinha, na estadia em Barreiras, é a regularização das embarcações, com emissão de documentação. Neste caso, é importante que os proprietários se dirijam ao Palácio das Artes e confirmem os documentos e exigências necessárias a seguir. Tanto o curso quanto a regulamentação de embarcações artesanais, são gratuitos.

A secretária de Educação, Cátia Alencar, que intermediou o treinamento junto à Marinha destaca a importância da regularização de embarcações e de pessoas habilitadas na pilotagem profissional. “É fundamental consolidarmos o turismo de Barreiras e o Rio Grande é um importante acesso aos esportes de lazer, assim como, espaço de importantes manifestações culturais. Este curso fará com que mais pessoas tenham acesso a pilotagem, além de ser um forma importante de geração de emprego, pois muitas empresas precisam de pilotos profissionais”, destaca a secretária.

Os concluintes da capacitação receberão o Certificado de Conclusão e a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), documento requerido para atuar profissionalmente como aquaviário.