Integração das forças de segurança pública marca últimos preparativos para o Barreiras Folia 2019

Dando continuidade aos preparativos do Barreiras Folia 2019, que começa oficialmente nessa sexta-feira, 01, as forças de segurança pública que atuarão nos Circuitos Aguinaldo Pereira, Zé de Hermes e Rio de Ondas, estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira, 27, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho. Cada representante pôde falar dos últimos ajustes e da estrutura que será utilizada até o dia 5 de março.

Participaram da reunião autoridades e representantes das Polícias Militar através do CPRO, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Companhia Independente de Polícia Rodoviária Estadual, 17º Grupamento de Bombeiros Militar e Prefeitura com a Guarda Civil Municipal, Cootrans, e SAMU.

A Policia Militar trará um efetivo com cerca de 1000 policiais nas ações de patrulhamento e policiamento fixo, com apoio dos postos elevados, de comando e fixo. Ações e novidades previstas foram apresentadas pelo Major Ernest Beck. “Esse ano, faremos no Circuito Zé de Hermes, três portais de abordagem e na área próxima ao Sacola Cheia, no Cais, teremos o fechamento do circuito. Já no Aguinaldo Pereira, serão seis portais”, informou o Major da Polícia Militar.

Todas as informações compartilhadas busca viabilizar o sucesso na logística de trabalho dos policiais, fiscais, conselheiros, profissionais de saúde e coordenadores que dão suporte à realização do maior carnaval do interior da Bahia. Com o apoio dos agentes de segurança, a expectativa da Prefeitura de Barreiras é que, novamente, a festa se consagre como uma das mais seguras do estado.

“São cerca de 270 agentes municipais de segurança, entre membros da Guarda Municipal, seguranças contratados e Cootrans, trabalhando nos cinco dias de folia. Faremos, também, o controle dos menores de idade nas entradas dos circuitos. Eles deverão apresentar documentação com foto e estar na companhia de um responsável, que também deverá apresentar documento de identificação. Essa é uma recomendação feita pela Ministério Público e nós acataremos com muita tranquilidade para garantir o bem estar de crianças e adolescentes”, declarou Júnior Sampaio, secretário de segurança cidadã e trânsito.

No entorno da cidade, a Polícia Rodoviária Federal e a Companhia Independente de Polícia Rodoviária Estadual farão operações com postos de controle para evitar a entrada de entorpecentes na cidade, circulação de veículos sob condução de indivíduos alcoolizados e promover o combate à criminalidade.

“Estaremos com o nosso efetivo triplicado em relação aos dias comuns, atuando desde a BR 020 até a 242. Vamos focar para que as pessoas cheguem e saiam da cidade com segurança, será feita também uma fiscalização minuciosa para que os foragidos da justiça que tentarem passar o carnaval em Barreiras sejam identificados”, destacou o policial rodoviário federal Gabriel Dadalt.

A Policia Civil trará ao circuito Aguinaldo Pereira uma base fixa para registro de ocorrências com dois delegados, dois escrivães e seis policiais civis, além de quatro policiais à paisana, em parceria com o Ministério Público, para identificar possíveis casos de apologia ao crime, venda ou consumo de bebidas envolvendo menores de idade, pedofilia e tráfico de drogas.

Antes da folia, o Corpo de Bombeiros realizará a fiscalização de bares e camarotes para atestar a segurança das instalações e minimizar os riscos de incêndios. Durante a festa, eles seguirão os trabalhos de patrulhamento, remoção de acidentados, combate aos incêndios e envio de guarda-vidas aos pontos mais movimentados do Rio de Ondas, em especial no Balneário Três Bocas.