Instituto Nova Vida comemora 30 anos de atividades e homenageia Prefeitura de Barreiras

Seguindo um dos seus principais objetivos, que é o de promover o acolhimento de pessoas usuárias de substâncias psicoativas, com vistas à recuperação da sua saúde integral, a autonomia e a participação social, o Instituto Nova Vida celebrou no sábado (28), seus 30 anos de atuação em Barreiras. Para comemorar as conquistas já alcançadas, o Instituto realizou uma solenidade destacando as instituições parceiras, enfatizando a importância de cada uma nessa caminhada.

O Instituto Nova Vida é pioneiro no tratamento de usuários de substâncias psicoativas na região Oeste da Bahia, destacando-se como referência em programas de impacto na promoção da cidadania e prevenção ao uso de drogas, com trabalho pautado nas diretrizes da Política Nacional Antidrogas (PNAD). No total, 25 Instituições e pessoas foram homenageadas, dentre elas, a Prefeitura de Barreiras que é parceira do Instituto através do Acordo de Cooperação que soma nos cuidados diários dos acolhidos, disponibilizando educador físico, assistente Social, psicóloga, médico psiquiatra, enfermeiros e acompanhamento dos pacientes do município no Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD).

“Essa parceria da Prefeitura de Barreiras é fundamental. Através desse apoio diário nossos índices de recuperação triplicaram. Certamente, sem essa parceria, teríamos dificuldades tanto no atendimento como no acolhimento dessas pessoas que precisam de ajuda. O acolhimento do CAPS AD é essencial. Sendo assim, é uma satisfação ter o apoio desse governo sensível com as causas sociais”, pontuou Delma Pedra, presidente do Instituto.

Presentes no evento, o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; a secretária de Assistência Social e Trabalho, Dicíola Baqueiro; a subsecretária, Maritância Gonçalves e a coordenadora da Saúde Mental de Barreiras, Denny Samper, representaram a gestão municipal. Emerson Cardoso destacou a importância do Instituto para o município e o acolhimento de homens e mulheres que procuram por atendimento direcionado, atualmente, um total de 62 acolhidos.

“Queremos parabenizar todos esses profissionais que atuam diariamente com amor, presteza e acolhimento no Instituto Nova Vida. São 30 anos transformando vidas, tendo como principal missão estimular o desenvolvimento humano e social dessas pessoas. A Prefeitura de Barreiras é parceira desde sempre dessa atuação humanitária através do Acordo de Cooperação, que apoia a entidade no atendimento e reabilitação de usuários de substâncias psicoativas, buscando sempre o resgate da cidadania e que, de fato, essas pessoas possam ser socializadas e exercer suas capacidades cognitivas e ativas na sociedade. Parabéns a todos!”, ressaltou Emerson Cardoso.

Dircom/PMB – 30.1.2023