Instalação de placas educativas em rodovias marca a abertura da Semana do Cerrado, em Barreiras

Comemorada de 8 a 17 deste mês, a Semana do Cerrado neste ano faz um alerta a população sobre os cuidados com os animais silvestres do Bioma. Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade iniciaram a instalação de 18 placas educativas, mostrando algumas das principais espécies ameaçadas de extinção e fazendo um apelo aos motoristas e população em geral sobre os cuidados e a importância da manutenção destes animais.

“Muitas pessoas desconhecem que o Cerrado é o habitat de espécies como a Jaguatirica, lobo guará, onça-parda, saruê, siriema, entre outras. Cada uma tem sua contribuição para a manutenção e o equilíbrio do Bioma, então, buscamos dar visibilidade a estas espécies e ao mesmo tempo, chamar a população para participar ativamente na sua preservação”, destaca o educador ambiental da Secretaria, Ronaldo Ursulino. Ele acompanhou a instalação das peças na BR 020, BR 135, BA 459 (acesso às cachoeiras) e estradas vicinais.

Além do alerta para a preservação da fauna, a sexta edição do evento, que traz o tema “Cerrado, Nosso Bioma, Nossa Riqueza”, contempla uma programação de palestras, blitz educativas e o tradicional mutirão de limpeza do Rio Grande. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade estima que pelo menos 600 pessoas estarão envolvidas direta ou indiretamente nos dias do evento, desde estudantes, professores, profissionais de diversas áreas e a população em geral.

“A Semana do Cerrado foi criada como forma de celebrar o Dia Nacional do Cerrado, comemorado em 11 de setembro. Nesta sexta edição a proposta prevê conscientizar a população sobre a preservação da fauna, flora, a correta destinação dos resíduos sólidos, a prevenção e combate às queimadas”, explica a subsecretária Marisa Costa. Dentre as novidades está a apresentação do mascote Guarazinho, simbolizando o lobo guará. Ele estará nos eventos, levando alegria e muita informação sobre o Bioma Cerrado.

Parceiros  Integram as atividades da Semana do Cerrado 2022, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a Secretaria de Infraestrutura; Ibama; PrevFogo; 4º BEC; Empresa MM; Comitê da Bacia do Rio Grande; Parque Vida Cerrado; Uninassau/Unifasb; Grupo de Mergulho Amigos da Pesca; Clube Náutico de Barreiras; Atlas Renewable Energy; Tetra+; Retec; CVR Oeste; Abapa; SPRB; e Mix Soluções Ambientais.

Dircom/PMB – 09.09.2022

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo