Inauguração do CRAM destaca combate à violência contra as mulheres em Barreiras

Barreiras ganhará esta semana um importante instrumento de luta contra a violência. Será inaugurado na quarta-feira, 10, às 18:00 horas, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM, responsável pela orientação e acolhimento às mulheres vítimas de abusos físicos e psicológicos.

As usuárias do serviço terão atendimento jurídico, psicológico sempre baseado na proteção às situações de risco. Na sede do CRAM, que funcionará de segunda à sexta feira em horário comercial, também serão oferecidas palestras, oficinas e atividades preventivas.

A instalação da unidade é fruto da parceria entre os governos municipal, estadual e federal. Em Barreiras, as atividades estarão vinculadas à Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social. A cerimônia de inauguração contará com a presença da secretária estadual de políticas para as mulheres, Olívia Santana.

“Entre os nossos objetivos está o de promover o amparo social, jurídico e psicológico para diminuir o índice de homicídios femininos através do empoderamento da mulher; diagnosticando o contexto onde o episódio de violência se insere”, destacou Cláudia Ferreira coordenadora do Centro.

Segundo a secretária do trabalho e promoção social Antonia Pedrosa, o CRAM realizará um trabalho integrado com toda a rede de proteção social do município. “DEAM – Delegacia especializada em atendimento da mulher, CREAS, CRAS, HO, Centro Pop e organizações da sociedade civil são parte dos órgãos que podem colaborar com esse trabalho”, disse a secretária.

Além do corpo administrativo, assistente social, psicólogos, advogados, pedagogos e educadores atuarão no CRAM. Dois carros foram adquiridos para ampliar a capacidade dos atendimentos.