I Encontro de Conselheiros de Cultura de Barreiras é marcado por debates sobre políticas públicas

O I Encontro de Conselheiros de Cultura, realizado no centro Cultural Rivelino Carvalho, nesta sexta-feira (22), em Barreiras, apresentou a discussão do papel dos Conselheiros de Cultura. Marcaram o debate propostas para que o conselho de cultura avalie políticas públicas abrangentes, fortalecendo a representatividade.

O evento foi aberto com uma apresentação musical e teve a presença da Secretária de Educação e Cultura, Cátia Alencar, do presidente da Câmara de Vereador Gilson Rodrigues, a diretora municipal de Cultura, Emília Moreno e os membros do Conselho.

Dentre as discussões, foram definidos um plano estratégico para elaboração e trabalho do Conselho Municipal de Cultura e Cidadania Cultural, além de ferramentas para fomentar as propostas e projetos destinados a cultura local.

O palestrante Robson Vieira e especialista em patrimônio, direitos culturais e cidadania, apresentou um vídeo abordando as políticas culturais, democracia e conselhos de cultura, colocando em pauta a discussão com o tema: “Você quer um bom conselho?”.

De acordo com a diretora municipal de Cultura Emília Moreno, “a cultura exerce um papel fundamental na formação do cidadão. Tudo gera em torno da cultura, ainda mais em Barreiras que temos características peculiares de cultura, arte e música enraizadas. Essa formalização de um plano para o funcionamento do Conselho vai fortalecer e inserir permanente a cultura no município de Barreiras”, afirmou Emília.

A atuação do Conselho de Cultura tem a função de preparar, coordenar e realizar as Conferências Municipais de Cultura juntamente com a participação da Secretaria de Educação e Cultura de Barreiras.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo