Humanização: Hospital Municipal Eurico Dutra ganha área de convivência para pacientes

Um espaço de convivência para pacientes e profissionais da saúde foi inaugurado na quinta-feira (25), no Hospital Municipal Eurico Dutra, através das ações do Rotary Club Barreiras Rio de Ondas que reestruturou um dos espaços do Hospital proporcionando bem-estar e equilíbrio à saúde mental tanto dos pacientes, acompanhantes e profissionais que atuam na unidade de saúde.

Pintura nova, paisagismo, banco para descanso e requalificação do espaço fazem parte da reforma realizada pelo Rotary Club em parceria com a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Saúde e que homenageia a técnica de enfermagem Eliane Pereira de Araújo, falecida em 2020 vítima da Covid-19. Sempre prestativa, Eliane fez história como profissional exemplar que atuava tanto no Eurico Dutra como no Hospital do Oeste com um sorriso estampado no rosto, responsabilidade e zelo.

Participaram do ato inaugural o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; a secretária e subsecretária de Saúde, Jamile Rodrigues e Juana Jamille, respectivamente; chefe de Gabinete, Melchisedec Neves; vereadora Teteia Chaves; diretora administrativa, Ana Karina Bastos; e os representantes do Rotary Clube Barreiras Rio de Ondas, Aroldo de Barros, Marizete Zution e Anselmo.

A família da homenageada também participou do momento especial que reuniu, além da mãe de Eliane, dona Eliza Pereira, os filhos Paulo Henrique, Pablo Henrique e Viviane Pereira, também irmãos e colegas de trabalho do Hospital Municipal Eurico Dutra.

“Muita gratidão, honra e alegria de participar dessa manhã, véspera do aniversário de Barreiras e acompanhar de perto essa homenagem feita para minha mãe que contribuiu por quase 16 anos no Hospital Eurico Dutra e mais de 10 anos no Hospital do Oeste. Era uma servidora dedicada, cuidou da família através dos estudos. Essa, de fato, foi uma merecida homenagem e agradecemos a todas as pessoas envolvidas por esse momento único”, pontuou Viviane Pereira, filha de Eliane Pereira de Araújo.

O novo espaço de convivência torna mais agradáveis os momentos de intervalo das equipes, também garante aos pacientes fazerem caminhadas ao ar livre, amenizando o período de internamento. “Esse momento foi de festa, o Hospital do Eurico Dutra como pioneiro na saúde do Oeste da Bahia, está sendo homenageado com a entrega deste espaço de lazer humanizado para os pacientes e funcionários. Nós do Rotary ficamos muito emocionados em entregar mais essa obra à comunidade de Barreiras, é nesse cantinho especial que poderão relaxar um pouco durante o tratamento e internação quando for caso”, pontuou Aroldo de Barros.

Após o descerramento da placa inaugural, o vice-prefeito de Barreiras agradeceu por mais essa parceria enfatizando que a Área de Convivência para Pacientes Eliane Pereira de Araújo é de fato, um ambiente acolhedor. “Agradecemos ao Rotary Clube de Barreiras por essa iniciativa em parceria com a Prefeitura de Barreiras para que juntos pudéssemos dar um espaço de melhor convivência para pacientes, profissionais de saúde e a todos que trabalham aqui no Eurico Dutra. O Rotary sempre está próximo da sociedade com iniciativas como essa que se somam no acolhimento humanizado e integrado da Secretaria de Saúde”, ressaltou Emerson Cardoso.

Dircom/PMB – 30.5.2023