Hospital Municipal Eurico Dutra recebe doação de roupas para centro cirúrgico

Na manhã desta quinta-feira, 11, o Hospital Municipal Eurico Dutra – HMED foi beneficiado com a doação de mais de 100 peças de roupa para uso no centro cirúrgico. O secretário de saúde, Anderson Vian, acompanhado da diretora administrativa do hospital, Helena Luisa Lyrio, recebeu os itens das mãos da oftalmologista Nara Preihs, que por 18 anos dedicou-se ao atendimento médico na unidade.

Formada pela Universidade Baiana de Medicina e com 41 anos de profissão, doutora Nara hoje dedica-se às atividades, em Barreiras, na Clínica Oftalmológica Nara Preihs. Segundo ela, o HMED é sua segunda casa onde participou da admissão, treinamento e trabalho de muitos funcionários que já estão se aposentando.

“O Hospital Eurico Dutra faz parte da minha vida, cheguei em Barreiras em 1979 para cuidar da pediatria, fui plantonista por 18 anos e também realizei funções administrativas. Sabendo que aqui se presta um serviço muito grande, realizando cirurgias oftalmológicas, então eu resolvi fazer essa doação. É como doar para minha própria casa”, destacou a médica.

Até dezembro de 2018, foram realizadas cerca de 300 cirurgias por mês no Hospital, o que demanda um grande número de insumos na rotina do centro cirúrgico. “O material doado será aproveitado em cirurgias oftalmológicas e também em outras modalidades, ele vem para agregar ainda mais ao já existente. Os enxovais têm uma média de duração não muito alta porque passam pelo ciclo de lavagem e esterilização com produtos específicos, o que dá uma vida útil em torno de 30 lavagens, a doação com certeza chega em boa hora”, explicou a diretora Helena Luisa Lyrio.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Anderson Vian, a comunidade tem se tornado uma importante parceira da gestão por meio das associações, institutos e iniciativas individuais.

“A doação dos kits cirúrgicos vem para ajudar bastante nas cirurgias, nós sempre recebemos na saúde pessoas que trazem doações e querem colaborar, uma demonstração de que a sociedade confia no trabalho que vem sendo realizado na saúde pelo prefeito Zito Barbosa e sua equipe. Essa semana, também foi feita a doação de uma cadeira de rodas pelo Rotary, e com a participação da população nessas iniciativas a nossa prestação de serviços melhora ainda mais”, concluiu o secretário.

O Hospital Municipal tem se tornado também uma referência na realização de mutirões de cirurgias e especialidade médicas. A previsão é de que seja realizado, este ano, mais um mutirão de catarata e outro de cirurgias pediátricas, assim como no atendimento humanizado da saúde mental.