Hospital da Mulher em parceria com CEREST/Barreiras realiza palestra Saúde do Trabalhador – Construindo mudanças no ambiente de trabalho

A tarde da última sexta-feira (31) foi reservada para falar do comportamento, relacionamento e profissionalismo no Hospital da Mulher em Barreiras. Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, dentro do Projeto Saúde Humanizada, o Hospital desenvolveu em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Barreiras) a palestra Saúde do Trabalhador – construindo mudanças no ambiente de trabalho, para os servidores com objetivo de fortalecer a saúde do trabalhador, tornando o ambiente de trabalho ainda mais prazeroso.

O espaço foi decorado com balões e palavras que agregam valores importantes no ambiente de trabalho como: ética, sabedoria, alegria, respeito, amor e diálogo. A fisioterapeuta e técnica de referência em saúde do trabalhador no Cerest/Barreiras, Magda Reis, ministrou a palestra e destacou o segredo de um ambiente de trabalho prazeroso.

“O Cerest trabalha em prol da saúde no intuito de promover ações que previnam o adoecimento desses trabalhadores, assim, toda equipe do Hospital da Mulher foi convidada para socializar a importância de respeitar o espaço de cada profissional e a sua função para a coletividade. Acredito que o segredo de um ambiente de trabalho harmonioso é ter ética e o respeito com o colega do setor. Dar o melhor de si, no ambiente em que você trabalha, é o primeiro passo para ter sucesso no seu setor”, disse Magda.

Com o questionamento “que espaço o trabalho deve ocupar na vida de uma pessoa”, os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêutico, recepcionistas, equipes de apoio e administrativo participaram da dinâmica e interagiram apresentando o perfil desejado por todos.
“A vinda do Cerest na nossa unidade foi de extrema importância, nos deixou mais valorizados em nosso ambiente de trabalho e com essa movimentação de autorreflexão de respeitar as diferenças. Não adianta um espaço físico bom se os relacionamentos interpessoais não estão legais. É uma palestra necessária e indicada para toda rede municipal de saúde, do respeito ao próximo, de saber lidar com as diferenças, lidar com o outro no ambiente de trabalho”, relatou a psicóloga do Hospital da Mulher, Thainara Freitas.

De acordo com a diretora administrativa do Hospital da Mulher, Marta Andrade, é desenvolvido ao longo do ano na unidade ações positivas para a saúde da equipe, a palestra também comemorou o dia do trabalhador, celebrado mundialmente em 01 de maio.

“O Hospital da Mulher vem desenvolvendo várias ações voltadas para a saúde do trabalhador e qualidade de vida no ambiente de trabalho. A palestra em parceria com o Cerest/Barreiras que marca também as comemorações do dia do trabalhador, tem o objetivo de construir um ambiente prazeroso através da autorreflexão. Foi uma oportunidade para os servidores analisarem como podem contribuir para melhorar as relações interpessoais. A saúde física e emocional do trabalhador, a boa interação da equipe e as boas condições de trabalho, são fatores importantes para os resultados positivos em um ambiente organizacional”, destacou Marta Andrade.