Hospital da Mulher de Barreiras recebe gestantes e encerra o Agosto Dourado com café da manhã especial

O encerramento das comemorações do Agosto Dourado marcou a manhã desta sexta-feira (26), no Hospital da Mulher em Barreiras. Promovido pela Secretaria de Saúde, dentro do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, o café da manhã reuniu as gestantes acompanhadas pelas Unidades de Saúde e Atenção Básica, que foram convidadas a conhecer todos os procedimentos realizados no Hospital da Mulher e as técnicas de incentivo ao aleitamento materno exclusivo.

Com o tema “Amamentar é um ato de amor” as profissionais de saúde, Sheila Adriana Lopes e Marta Magalhães Cardoso, compartilharam com as futuras mamães e equipe técnica, as informações e importância de estimular o aleitamento, principalmente nos primeiros seis meses de vida. Além de teoria e tirar dúvidas, elas utilizaram próteses mamárias ensinando passo a passo sobre o colostro considerado a “hora de ouro” e os cuidados com o seio antes, durante e pós-mamada.

A gestante Joice Andrade, de 18 anos, atendida pela Unidade de Saúde Martina Clara em Barreirinhas, contou sobre a alegria de esperar seu primeiro filho e a expectativa de fazer a amamentação exclusiva. “Tenho certeza que será o momento mais precioso de minha vida, pois quero meu bebê sempre saudável, sendo alimentação somente com meu leite. Hoje tirei dúvidas, aprendi como cuidar dos seios e da alimentação, então só agradeço pelo carinho dos profissionais que estão acompanhando minha gestação”, destacou a jovem.

A diretora administrativa Patrícia Assis explica que o leite humano é considerado “padrão ouro” e toda rede municipal de saúde está levando informações sobre o tema, reforçando a prática que protege o bebê e fortalece o vínculo materno.

“As visitas de gestantes ao Hospital da Mulher é uma rotina, que seguimos regularmente, para explicar como funciona toda estrutura da rede de atendimento às gestantes. Hoje encerramos a comemoração do Agosto Dourado, trazendo para as gestantes essas palestras motivacionais e as técnicas para amamentação exclusiva, e, além disso, nossos profissionais continuam incentivando todas as puérperas atendidas aqui, ajudando na primeira mamada. Agradecemos a participação de Sheila Adriana e Marta Magalhães, que foram as mediadoras, com a certeza que teremos mais mulheres amamentando de forma correta”, disse a diretora.

Hospital da Mulher: o Hospital da Mulher fica localizado na Rua Antônio Coité Filho, Bairro Jardim Ouro Branco, com atendimento em regime de 24 horas. Através do projeto da Unidade Interligada de Registro Civil das Pessoas Naturais de Barreiras é realizado no Hospital da Mulher a Certidão de Nascimento e o Cadastro de Pessoa Física (CPF), também a emissão do Cartão do SUS, o teste do olhinho, da orelhinha e a aplicação das primeiras vacinas necessárias para os bebês.

Dircom/PMB – 26.08.2022