Hasteamento de bandeiras, posse do “Prefeito do Futuro” e Atos Administrativos marcam a comemoração dos 128 anos de Barreiras

O dia também foi festivo para as Fanfarras Municipais que receberam novos instrumentos musicais

Durante todo mês de maio, a população de Barreiras festeja os 128 anos de emancipação política do município com diversos lançamentos e inaugurações de obras em vários bairros da cidade, e na manhã desse domingo, o 26 de Maio foi comemorado por lideranças políticas, civis, militares, educadores, estudantes e moradores no Ato Cívico realizado na Praça Castro Alves.

A Solenidade começou com a posse do “Prefeito do Futuro”, projeto idealizado pela gestão municipal através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, como simbolismo da construção do futuro do município, que materializa as ações da prefeitura. A escolha foi realizada entre os alunos da rede municipal de ensino e levou em consideração, a melhor nota em todas as disciplinas, elegendo assim o melhor aluno do ano anterior, nesse caso 2018. Assim, o estudante João Silva Gomes Neto do 7º ano da Escola Municipal CAIC – Murilio de Avellar Hingel, foi empossado pelo prefeito Zito Barbosa, para o mandato de um ano. Durante esse período, o Prefeito do Futuro irá atuar junto ao gabinete do Prefeito de Barreiras participando dos atos administrativos.

Emocionado ao lado da família, o prefeito do futuro após o ato de posse fez seu primeiro discurso. “Gostaria de agradecer por ter sido escolhido entre tantos alunos para esse cargo Prefeito do Futuro, estou aqui representando um grupo de estudantes e a minha comunidade, e o que eu espero do futuro de Barreiras? Espero e luto por um futuro em que priorize a educação, queremos um governo que oportunize nossas crianças a serem sujeitos sócio-políticos, capazes e não alienados. Ainda sou um adolescente, mas acredito e tenho esperança em nossa nação”, disse emocionado João Silva.

Logo após, o prefeito acompanhado do prefeito do futuro, também do Tenente Pedro Alves Ferreira, representando o 4º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), e do Comandante da 83ª CIPM Major PM Fábio Santana, realizaram o hasteamento das Bandeiras do Brasil, Estado e do Município seguido da execução dos Hinos Nacional e de Barreiras pela Banda Municipal 26 de Maio.

Com uma apresentação especial da FANES, Fanfarra do Colégio Municipal Eurides Sant’Anna, o prefeito Zito Barbosa entregou simbolicamente os novos instrumentos às fanfarras do município para representantes das escolas municipais: Cleonice Lopes, Padre Vieira, Sagrado Coração de Jesus, Octávio Mangabeira, Valdete Piedade de Holanda, Paulo Freire e CAIC.

Na oportunidade, o prefeito Zito Barbosa acompanhado da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, da reitora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Iracema Veloso, do vice-presidente da Câmara de Vereadores, João Felipe, dos vereadores Otoniel Teixeira e Drª Graça Melo, secretários do governo, presidente da Câmara de Vereadores de São Desidério, João Neri e de demais autoridades, presenteou mais uma vez os barreirenses com a assinatura do termo de autorização para licitação e execução da construção da Feira Livre da Vila Rica, do Estádio Municipal Geraldão e da revitalização do Centro Histórico de Barreiras.

Agradecendo a presença de todos, o prefeito comemorou com o bolo os 128 anos da Capital do Oeste, junto ao público presente. “Ser filho dessa terra me deixa ainda mais emocionado ao comemorar os 128 anos de Barreiras, muitas conquistas já foram alcançadas e durante esses últimos dias o presente que demos ao nosso município foi o lançamento de muitas obras e inaugurações de outras já concluídas, hoje, simbolizando o futuro, demos posse ao Prefeito do Futuro João Silva, estudante destaque em 2018, e entregamos também novos instrumentos às fanfarras municipais, porque o melhor presente que podemos dar a Barreiras é preparar e construir o seu futuro. Assim, ao assinar a autorização da licitação de mais obras para Barreiras, como a revitalização do Centro Histórico, a reforma do Estádio Geraldão e a construção da nova estrutura da Feira Livre da Vila Rica, consolidamos a cada dia nossa cidade como a Capital do Desenvolvimento’, destacou o prefeito Zito Barbosa.