Guarda Civil Municipal celebra 16º aniversário e recebe duas viaturas de trânsito

O mês de julho marca as comemorações de aniversário das atividades da Guarda Civil Municipal de Barreiras. A primeira turma foi empossada em 01 de julho de 2002, e nessa manhã de sexta-feira, 13, comemorou com familiares e convidados o 16º aniversário da corporação, composta por um efetivo de 148 guardas que atuam diariamente na segurança do patrimônio público e trânsito, proporcionando também ações de prevenção à violência nas escolas e manutenção da ordem em espaços públicos.

O comando da Guarda Civil Municipal recebeu os convidados no Quartel Operacional. Participaram da solenidade comemorativa a vice-prefeita Karlúcia Macêdo, o presidente da Câmara de Vereadores, Gilson Rodrigues, vereadores César da Vila e Eurico Queiroz, o secretário municipal de segurança cidadã e trânsito, Luiz Vidal, os comandantes das Companhias 83ª, 84ª e RONDESP da Polícia Militar, Major PM Fábio, o Capitão PM Cristiano Gama e Capitão PM Simões, o Major EB Murilo representando o comando do 4º BEC, a Capitã Rejane do 17º Grupamento de Bombeiro Militar, o Sargento PM Bonfim representando a Polícia Rodoviária Estadual, a chefe de gabinete Marileide Carvalho, secretários municipais e equipe de governo.

Emocionado, o Comandante Gilmar Rodrigues agradeceu a constante cooperação de todos os membros da GCM, afirmando que a corporação forma a família da farda azul. “A cada ano reforçamos nossos compromissos com a missão, com a visão do futuro e atribuições da nossa carreira que nos orgulha em carregar a força da farda azul marinho, uma verdadeira família. Parabenizo os colegas, agradeço a confiança da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito e do governo municipal em nosso trabalho, e fortaleço nosso elo com a sociedade, que é proteger o patrimônio público, amparar, socorrer, ajudar as pessoas e contribuir sempre com a segurança pública em nossa cidade”, ressaltou o comandante.

A vice prefeita Karlúcia Macêdo representou o prefeito Zito Barbosa na solenidade, parabenizando os Guardas Municipais e os servidores do trânsito, que compõem a base da força de segurança pública de Barreiras, contribuindo com a manutenção da ordem e proteção do patrimônio público.

“Temos orgulho de nosso patrulhamento, da equipe do trânsito, dos homens e mulheres que fazem parte da Guarda Civil Municipal de Barreiras. São 148 servidores dedicados, pais e mães de família que cuidam da segurança, do patrimônio público, das nossas escolas e estudantes”, disse a vice prefeita.

Entrega de viaturas do trânsito
Durante a solenidade, a vice prefeita Karlúcia Macêdo e o secretário de segurança cidadã e trânsito, Luiz Vidal, fizeram a entrega das chaves de duas viaturas de trânsito para o diretor municipal de trânsito, Cristiano Rans.

A Cootrans atua conjuntamente com os Guardas Municipais de Trânsito, que agora vão contar com mais duas viaturas equipadas com dispositivos de giroflex, iluminação e sirene, para utilização no ordenamento e fiscalização do trânsito.

O secretário Luiz Vidal assegurou que Barreiras possui um tráfego de milhares de veículos diariamente nas vias urbanas, e que mantém um crescimento continuo na movimentação de veículos, motos e pedestres. “As viaturas vão dinamizar ainda mais o trabalho dos nossos agentes de trânsito e guardas, que atuam na fiscalização e ordenamento do trânsito”, assegurou.

Logo após, os familiares e convidados tomaram café da manhã e cantaram parabéns para a corporação.

História da GCM
No ano de 1999, foi realizado o primeiro concurso público para a Guarda Civil Municipal de Barreiras, para preenchimento de 120 vagas.

Superada as etapas iniciais do concurso público, iniciou-se a formação da 1ª turma de guardas civis municipais, com efetivo de 91 homens que, após exaustivas horas de treinamento e estudo, foram considerados, em formatura realizada no dia 01 de julho de 2002, aptos ao desempenho da função de Guarda Civil Municipal.

Após a formação da primeira turma, foi efetivamente instalado no local em que hoje ainda se encontra, o Quartel da Guarda Civil, batizado com o nome “Tenente Pedro Carvalho de Holanda”, tendo como primeiro comandante um oficial da Policia Militar da Bahia, o 1º Tenente PM Araken Ferreira de Souza.