Gestores municipais participam de solenidade de oficialização da UNIFASB como Centro Universitário do Oeste baiano

Representando o poder público municipal, juntamente com a subsecretária de educação, Emília Moreno, a chefe de gabinete da Prefeitura de Barreiras, Marileide Carvalho, participou na manhã de terça-feira (15), da solenidade de posse da reitoria definitiva do Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB), realizado no ginásio multiuso da instituição. Com a elevação, concedida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), novos cargos diretivos foram criados para atender às mudanças na estrutura organizacional. Para o cargo de reitor, foi empossado, André Henrique Bergamo, e três pró-reitoras também foram nomeadas: Joana Neiva Ramos (Administração), Marilissa Dobrachinski (Ensino) e Luciane Joia (Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação).

“O trabalho realizado pelo UNIFASB é de excelência e a gestão municipal está à disposição para apoiar iniciativas que alavanquem o desenvolvimento de Barreiras e região. Basta conhecer um pouco sobre o mercado de trabalho na região para comprovar a qualidade e a quantidade de profissionais que essa instituição forma. Destaco, nesse momento de crescimento, a visão de futuro, com o Hospital Universitário, que vai fazer com que toda a região conheça uma nova forma de fazer saúde, por meio da educação”, elogiou.

O professor João Bosco Pavão, um dos primeiros diretores acadêmicos do UNIFASB que respondia pela reitoria pro tempore, empossou o atual reitor de modo definitivo. “Me sinto orgulhoso de fazer parte desse projeto. No início, 20 anos atrás, foi visto com desconfiança, mas com o avanço das atividades, as pessoas viram que se tratava de um empreendimento sério”. Bosco atribui, também, o desenvolvimento da UNIFASB a outros fatores. “Chegamos a um patamar elevado por conta da celeridade com que as soluções são implementadas. Quando sentimos a necessidade de contratar professor, de adquirir um equipamento ou construir uma estrutura, não precisamos pedir autorização ao Legislativo, a mantenedora investe, resolve a questão e faz o trabalho evoluir”, pontuou.

Tadeu Sérgio Bergamo, diretor presidente do Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras (IAESB), entidade mantenedora da UNIFASB, falou no seu pronunciamento sobre os investimentos realizados para a estruturação dos cursos, os ganhos institucionais com a migração para Centro Universitário e a igualdade entre os cursos da UNIFASB, em relação à atenção recebida por parte da mantenedora.

A UNIFASB teve sua trajetória iniciada com a aula inaugural em 1999 para os dois primeiros cursos: Administração e Ciências Contábeis. Após 20 anos, conta com 10 cursos de graduação, dois tecnológicos e três pós-graduações, sede própria com moderna infraestrutura, Unidade de Serviços para atendimentos nas áreas da saúde, contábil e jurídica à população, e qualificado corpo docente. O Hospital Universitário será construído com um investimento de R$ 40 milhões e a geração de 800 empregos diretos, quando inaugurado garantirá um novo modelo de atendimento em saúde na região Oeste.

A vereadora Silma Alves, também participou da solenidade, representando o legislativo barreirense.