“Futuro na Medida”: exposição dos produtos marca primeira etapa do curso de Auxiliar de Panificação e Confeitaria

Os participantes do curso de Auxiliar de Panificação e Confeitaria, primeiro oferecido pelo Projeto “O Futuro na Medida”, de iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social com o Ministério Público do Trabalho de Barreiras, realizou na manhã dessa sexta-feira (25) a primeira exposição e degustação dos produtos criados no laboratório de alimentos do SENAI. Pão tradicional de sal, doce, recheado, pão sem glúten, cuca e torta recheada foram variedades apresentadas nessa primeira fase de conclusão do curso.

O curso de Auxiliar de Panificação e Confeitaria, totalmente gratuito, tem um total de 120 horas, com conteúdo voltado para as diversas habilidades, como normas e procedimentos das boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos, qualificação profissional e incentivo à geração de emprego e renda. Através do Projeto “O Futuro na Medida” são oferecidos oito cursos profissionalizantes com mais de 180 vagas, com formação na área de padaria e confeitaria, pedreiro, pintor de obras, mecânico de manutenção de motocicletas, corte e costura sob medida, eletricista instalador residencial de baixa tensão, auxiliar de operações logísticas e torneiro mecânico.

Lidiane Silva, moradora do bairro Nova Conquista, comemora os resultados positivos já alcançados nessa fase do curso. “Para mim está sendo uma grande oportunidade, tudo aqui foi feito com muito capricho. Agora, quero poder trabalhar e mostrar o que aprendi, depois, quero abrir meu próprio negócio”, disse.

Participaram da degustação, acompanhando de perto as atividades práticas, a secretária municipal de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo, o procurador do Ministério Público do Trabalho, Dr. Hélio Cardoso, equipe pedagógica e a gerente de negócios do SENAI Dalita Dutkievicz, coordenadora do CRAS III, Kharolynne Crisóstomo, chefe de gabinete Marileide Carvalho e a coordenadora do Projeto e do CREAS Denise Mesquita, que na oportunidade pontuou que cada participantes recebe, além da formação profissional, material didático e pedagógico, uniforme, vale-transporte, e apoio socioassistencial para o pleno desenvolvimento de suas atividades.

De acordo com o procurador do Ministério Público do Trabalho, o projeto tem como público alvo jovens com idades entre 16 e 20 anos, em situação de vulnerabilidade ou com direitos violados, além de mulheres vítimas de violência doméstica. “Fico muito feliz em ver os resultados dessa parceria do Ministério Público do Trabalho, Prefeitura de Barreiras e o SENAI. Esses cursos são completos e têm como principal objetivo desenvolver a profissionalização. Essa produção está nota 10, eles seguiram direitinho as regras e normas do curso”, pontuou.

Segundo a secretária de assistência social, a formatura dessa primeira turma será em novembro, e os novos profissionais em panificação e confeitaria terão treinamento empreendedor com a parceria do Sebrae. “Ver o lado empreendedor de cada jovem nessa manhã nos deixa satisfeitos e felizes, a parceria busca justamente incentivá-los de forma humana a conquistar seu próprio espaço no mercado de trabalho, alguns após a formatura já serão contratados para trabalhar como Jovem Aprendiz”, destacou.