Fórum Permanente de Teatro dos Territórios de Identidade dos Rios Corrente, Grande e Velho Chico será criado durante evento, em Barreiras

A Diretoria de Cultura do Município de Barreiras, dentro do Programa Cultura e Arte por Toda Parte, apoiará o Ponto de Cultura Flor do Trovão na promoção de três importantes eventos culturais no períodos de 09 a 11 deste mês. “A Mostra Oscar Rodrigues de Teatro”, “A Cadeia Produtiva do Teatro no Território da Bacia do Rio Grande/Desafios e Perspectivas” e a fundação do “Fórum Permanente de Teatro dos Territórios de Identidade dos Rios Corrente, Grande e Velho Chico”.

A Mostra Teatral Rodrigues de Teatro contará com a participação da Cia Os Trakinus de São Desidério, Escola Municipal de Teatro, Trupe Flor do Trovão, do Ato ao Teatro e apresentação de performances com Elisângela Britt, Egídio, Ananias Serra Negra e de Nando Dias da Trupe os Dobradores de Arte de Caitité. A mostra reconhece a figura do ator e diretor de teatro barreirense Oscar Rodrigues que durante os anos 70 e 80 participou de vários trabalhos no campo do teatro religioso através de Vias Sacras e a Vida de João Batista. ‘Seu Oscar’, como era conhecido, foi criador da trupe que levava seu nome: Grupo Oscar Artes.
A Mesa Redonda Cadeia Produtiva do Teatro no Território da Bacia do Rio Grande/Desafios e Perspectivas consiste em depoimentos e trocas de experiências sobre o fazer teatral pelos artistas, grupos e companhias de teatro, representantes da Rede Velho Chico de Teatro, SESC – Unidade Barreiras, Diretoria Municipal de Cultura e do Ponto de Cultura Flor do Trovão. Os participantes apontarão caminhos como forma de fomentar e qualificar o fazer teatral dos grupos teatrais, instituições culturais da sociedade civil organizada e entidades públicas.

Após a execução da Mesa Redonda serão montados grupos de trabalho onde os participantes elaborarão propostas contendo diretrizes, objetivos, ações e estratégias que serão condensados em um documento a ser encaminhado para gestores públicos municipais de cultura com o objetivo da criação de políticas específicas para o teatro. Em especial, as resoluções deste evento serão encaminhadas para a Diretoria de Cultura e a Câmara Municipal de Vereadores de Barreiras no sentido de qualificar o Plano Municipal de Cultura.

Depois de terem aprovadas pela plenária as propostas dos grupos de trabalho, os participantes do evento Cadeia Produtiva do Teatro no Território da Bacia do Rio Grande/Desafios e Perspectivas criarão o Fórum Permanente de Teatro dos Territórios de Identidade dos Rios Corrente, Grande e Velho Chico. Uma ferramenta democrática que se estrutura com base no artevismo e de forma colaborativa entre a sociedade civil/agentes culturais e o poder público local.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo