Fortes chuvas testam a eficiência do sistema de micro e macrodrenagem, construído pela Prefeitura de Barreiras

O final de semana foi de intensas chuvas em Barreiras, somente entre as 22h da sexta-feira (3) e 22h do sábado (4), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foram registrados 54,6 mm. Até o domingo (5) ainda choveu, mesmo que em menor escala, em toda a cidade, o que resultou em um teste da eficiência das obras de micro e macrodrenagem recém construídas pela Prefeitura nos bairros Morada da Lua de Baixo, Loteamento São Paulo e Vila Jurí.

O resultado foi de uma nova e tranquila realidade para os moradores do Loteamento São Paulo, ruas como Uberaba, Tancredo Neves, Roberto Marinho e Luís Gonzaga, que ficavam meses alagadas, se apresentaram totalmente enxutas após as fortes chuvas, revelando assim a eficiência do sistema de micro e macrodrenagem que possibilitou o escoamento de todo o volume de água, sem transtornos à população.

A obra que teve a finalização da pavimentação sobre o canal no dia 18 de dezembro, envolveu a construção de uma ampla malha de micro drenagem abrangendo 12 ruas dos bairros Morada da Lua de Cima, Loteamento São Paulo e Vila Jurí, bem como um grande canal de macrodrenagem que percorre as ruas Padre Alfredo Hasler e Rua Barão de Cotegipe, na Morada da Lua de Baixo, transformando a vida de milhares de moradores.

Com uma extensão de 1.159m, a galeria de macrodrenagem construída em concreto armado, conduz as águas pluviais captadas através dos 1.690m metros de dutos coletores da micro drenagem ao córrego Ribeirão, resolvendo definitivamente os problemas de inundações e alagamentos que se concentravam especialmente no Loteamento São Paulo e Vila Jurí.

A pavimentação das ruas no Loteamento São Paulo também já está em fase conclusiva. Foram mais de cinco quilômetros de asfalto aplicados nas ruas Luiz Gonzaga, Roberto Marinho, Tancredo Neves, Uberaba, Floriano Peixoto, Eixo 4 da Floriano, Roberto Ribeiro, Maximino Rego, Olímpia, Tim Maia, Barão de Cotegipe e Padre Alfredo Hasler, beneficiadas também com a construção de calçadas com piso tátil, meio-fio e sarjeta.

Solução semelhante é aguardada com grande expectativa pelos moradores do Bairro Santa Luzia onde a Prefeitura de Barreiras está executando as obras de construção do canal de macro e micro drenagem já em fase avançada. O empreendimento visa a instalação de 5.300 metros de canal de drenagem nas redes principal e secundária, sendo 700 metros de galeria com aduelas de dimensões 2x2m pré-moldada em concreto armado e uma extensa rede de dutos de manilhas, que formam a rede de micro drenagem para o escoamento de águas pluviais.

“O canal da Santa Luzia é uma obra estruturante de grande importância para a cidade. E assim que for concluída, vamos resolver um problema histórico de alagamento em grande parte do bairro, beneficiando diretamente mais de 20 mil pessoas”, afirmou o secretário de infraestrutura, João Sá Teles.