Fortalecimento da cadeia produtiva do leite é discutida em Barreiras

Potencialidade, produção, comercialização e qualidade do produto foram os temas em discussão durante o encontro

A cadeia produtiva do leite do Oeste da Bahia foi tema de reunião na manhã dessa quarta-feira, 30, no Hotel Morubixaba. O encontro que reuniu o prefeito Zito Barbosa, secretário de agricultura e tecnologia, José Marques, secretário da indústria, comércio e serviços, Carlos Costa, subsecretário Roberto Carvalho, o presidente da Associação de Criadores de Gado do Oeste – Acrioeste, Mário Cezar Mascarenhas e diretores, discutiu a potencialidade, produção, comercialização e perspectivas de investidores no setor leiteiro.

O vice presidente da Acrioeste, Antônio Balbino de Carvalho Neto destacou no encontro a importância de tratar todas as questões referentes ao leite, a exemplo da qualidade, gargalos, mercados e rentabilidade. “Discutir a cadeia produtiva do leite é fundamental, porque Barreiras tem um grande potencial, mas que ainda não está sendo aproveitado. Nossa meta é transformar Barreiras também na Capital do Leite”, citou Balbino.

O médico veterinário e consultor da Crio Consultoria em Agronegócios, Ubirajara Zapponi, apresentou alguns dados sobre a rentabilidade da produção por hectare irrigado, a necessidade de criar consórcios rural de produção e a visibilidade da região para atração de indústrias para beneficiamento. “Queremos transformar a bacia leiteira de Barreiras uma referência na Bahia. Temos potencial, produtores em atividade, agora com a instalação da fazenda modelo localizada no projeto de Irrigação Nupeba e o interesse de grandes indústrias de laticínios de investir na região, nos deixa ainda mais incentivados. Esse ano vamos realizar o 2º encontro da Cadeia Produtiva do Leite do Oeste na Oeste Genética e priorizar um diagnóstico aprofundado do setor para ampliar ainda mais as oportunidades”, salientou o consultor.

O prefeito Zito Barbosa apontou que a cadeia produtiva leiteira no Vale e Cinturão Verde já tem apresentado bons números de produtividade, e que o município de Barreiras tem interesse na ampliação da cadeia produtiva.

“Estamos colocando à disposição da Acrioste e produtores de gado de leite, as Secretarias de Agricultura e Indústria e Comércio, para que possamos fortalecer essas tratativas da produção de leite. Já estamos com investimentos na área agrícola do Vale, com o programa Vale Produtivo levando mecanização agrícola, correção com calcário e suporte técnico aos pequenos produtores, e esse ano teremos mais uma edição da Oeste Genética para ampliar disseminação do conhecimento sobre a agropecuária e também sobre a cadeia produtiva do leite em nosso município e no Oeste”, disse o prefeito.

Encerrando o encontro, as Secretarias Municipais e Diretoria da Acrioeste se comprometeram em ajustar uma agenda de visitas nas regiões que têm apresentado casos de sucesso na ampliação da cadeia do leite, a exemplo da Cooperativa de Leite do Paraná e Limoeiro do Norte no estado do Ceará.