Forró, animação e alegria contagiaram o Arraiá do Idade Viva, no dia de Santo Antônio

Com o ambiente colorido, cheio de bandeirolas e barracas temáticas, o Arraiá do Idade Viva 2019 comemorou o dia de Santo Antônio com muita diversão. A Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Saúde dentro do Projeto Saúde Humanizada, recepcionou nessa quinta-feira (13) os integrantes do Programa em uma noite cheia de alegorias nordestinas, comidas típicas e o autêntico forró pé-de-serra com Jeferson e Gustavo Banda.

A abertura dos festejos juninos iniciou com a escolha da Rainha do Milho e Princesas. Avaliadas pelos critérios de maior idade e assiduidade, dona Expedita Ordelina, moradora do bairro Santa luzia, foi coroada rainha aos 91 anos. Já dona Tereza Campos e Francisca Olivia foram as princesas do ano. “A diversão que tenho ao longo do dia é aqui nesse ambiente. Fiquei muito feliz por receber essa coroação, se eu morasse mais próximo do Idade Viva participava todos os dias”, disse Expedita, emocionada.

A noite dedicada ao “Santo Casamenteiro” também contou com a apresentação de dança catira do Grupo de Dança Idade Feliz. Um ritmo do folclore brasileiro em que o musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. De acordo com o secretário de saúde, o Programa Idade Viva é referência em todo o estado através da promoção e do desenvolvimento social trabalhados diariamente.

“O Programa Idade Viva foi destaque em 2018 como um programa referência da Atenção Básica ao fomentar ações com uma equipe multiprofissional e oficinas de hidroginástica, pilates, meditação, massoterapia, reiki, musicoterapia, e também, com as festas temáticas como o São João, Páscoa, Dia das Mães, dos Pais e o Natal, sempre ressaltando e trazendo a importância dessas datas na vida dos nossos idosos. Estamos, cotidianamente, trabalhando com ações e promoção à saúde, trabalhos que trazem aos idosos valorização, melhorando a autoestima e sua vida na sociedade”, disse Anderson Vian.

Contemplando a apresentação da Quadrilha Junina do Idade Viva e participando da festa com as amigas, a professora aposentada Sheila Dias vê no espaço do Idade Viva a oportunidade de sorrir, brincar, dançar, ensinar e aprender. “Esse é um Programa maravilhoso e muito importante, porque quando não o existia os idosos ficavam dentro de casa sem fazer nada, e aqui nos sentimos jovens. Participar dos eventos como esse nos fortalecem, nos mantêm vivos e ativos”, destacou a professora Sheila.

Presente na festa junina do Idade Viva, o prefeito de Barreiras Zito Barbosa, acompanhado do secretário municipal de saúde, Anderson Vian, do vereador César da Vila, da coordenadora Josele Castro, coordenadora pedagógica Lily Castilho e demais colaboradores do Programa Idade Viva, participou do Arraiá e foi júri do concurso de forró. O concurso que avaliou critérios como: presença cênica, apresentação visual, ritma, musicalidade, técnica, harmonia entre o casal, criatividade e figurino, deu o título 2019 ao casal Armandina e Deraldo.

“Foi uma alegria muito grande comemorar o dia de Santo Antônio no Idade Viva, esse espaço que trabalha durante todo ano dinâmicas, terapias e oficinas, sempre ancoradas no amor e no respeito, não poderia ser diferente no São João. Estou muito feliz em poder compartilhar de momentos como esses, de valorização social onde familiares, funcionários e nossos idosos se divertem juntos, com toda vivacidade de quem têm muito a nos ensinar e oferecer”, enfatizou Zito Barbosa.