FLIB 2019: Pedagogia em educação musical é foco de oficina para professores e apreciadores de música

A Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio está oferecendo, gratuitamente, 20 vagas diárias aos interessados em participar da oficina sobre pedagogia em educação musical, que acontecem de 23 a 25 de maio. A oportunidade de aprendizado, focada também em instrumentos de sopro, compõe a programação da quarta edição da Festa Literária de Barreiras – FLIB.

As atividades serão realizadas nos períodos matutino e vespertino, das 08h às 10h e das 14h às 16h. As inscrições podem ser efetuadas na Escola Municipal de Música, antes do início de cada oficina. Segundo o coordenador pedagógico da escola, Edson José, esse é o momento de abrir à comunidade de educadores e apreciadores de música, a discussão e a importância de pensadores como Émile Jaques – Dalcroze, Zoltán Kodály e Shinichi Suzuki.

“Em conjunto, o trabalho desses pedagogos foi fundamental na construção das concepções que temos hoje do que é educação musical, de como ensinar e quais repertórios utilizar. Assim sendo, as oficinas serão norteadas pela obra ´PEDAGOGIAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL´, de Tereza Mateiro e Beatriz Ilari”, explicou o educador.

As palestras serão dividas por tema e teórico:

•Dalcroze (professores de violão: Jadir Júnior e Eliene)

• Kodály (professor de violão e de trombone: Francisco Emerson e Erick Roger)

•Suzuki (professor de violão do método Suzuki: Eduardo Rebouças);

•Pedagogia em instrumento de sopro – exposição e contexto histórico de instrumentos musicais- (Maestro da Banda Municipal 26 de Maio: Fábio Menezes).