Festa Literária Internacional de Barreiras começa terça-feira, (23)

Durante divulgação prévia, organizadores dizem estar otimistas acerca do sucesso da edição 2023 da FLIB

Contagem regressiva para a Festa Literária Internacional de Barreiras (FLIB), que na sua sexta edição já integra os principais eventos literários da Bahia. Às vésperas do início, os organizadores intensificaram nesta sexta-feira (19), a divulgação com o que chamaram de “esquenta FLIB”, uma ação na Praça Castro Alves que contou com a participação da Academia Barreirense de Letras (ABL), Polícia Militar, Escolas da Educação Básica e Curadoria do evento. Logo depois, a subsecretária de Cultura e Turismo de Barreiras, Emília Moreno percorreu, ao lado da curadora Marilde Guedes, os espaços que serão palco da FLIB.

O evento será realizado de 23 a 25 de maio, com uma extensa programação dividida entre o Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, Clube ABCD, Escola Municipal de Teatro, Praça Duque de Caxias, Praça Amphilófio Lopes e ABL, todos no Centro Histórico de Barreiras. “Estes locais estão sendo cuidadosamente preparados para receber estudantes, artistas, escritores e as demais pessoas que se interessam pela cultura, arte e literatura. Serão dias intensos de atividades múltiplas, porém que se unem ao tema central, buscando dar reconhecimento e visibilidade às literaturas afro-brasileiras e africanas, negligenciadas por muito tempo”, explica a subsecretária de Cultura.

Para a curadora Marilde Guedes, o evento será espaço estratégico para corrigir erros recorrentes ao longo dos tempos e que resultaram na exclusão das vozes negras em várias áreas, principalmente na literatura. “Aproveitamos este momento de celebração para darmos vozes a esta literatura tão importante que marca a identidade do povo brasileiro. Então, está tudo pronto, a programação está belíssima, teremos conferência da abertura com Roberto Leal, um brasileiro radicado em Angola, mesas temáticas, shows, participação das universidades, escolas, Academia Barreirense de Letras, entre outros. Será, mais uma vez, uma edição de muita celebração e sucesso”, finaliza.

A FLIB integra a programação oficial de aniversário de Barreiras e oferece, no rol de atividades uma Mostra do Centro Cultural Casa de Angola sediada em Salvador, com a exposição de arte e peças do acervo do Museu Nacional de Antropologia de Angola. Mais de 20 lançamentos e relançamentos de livros, apresentações musicais, teatrais, exposição de artesanato, roda de conversas, debates e muita difusão de conhecimento. Destaque ainda para a versão destinada ao público infantil da Festa Literária Internacional de Barreiras, a Flibinha, que fará do Clube ABCD um espaço para que crianças e adolescentes demonstrem seus talentos e despertem o interesse pela literatura.

Realização – O evento é realizado pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e conta com a parceria da Secretaria de Educação, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), Núcleo Territorial de Educação (NTE/11), Academia Barreirense de Letras (ABL), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), como Instituições curadoras.

Dircom/PMB – 19.05.2023