Festa de Oxum e Iemanjá: reunião ajusta detalhes para o Dois de Fevereiro, em Barreiras

Com a aproximação do Dois de Fevereiro, dia reservado para reverenciar as orixás Oxum e Iemanjá, os ajustes para a festa realizada pelos terreiros e casas de santo de Barreiras com o apoio da Prefeitura estão na pauta da vez. Na terça-feira (21), uma reunião no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho definiu detalhes, funções e demandas a serem sanadas até a data do evento. Entre os presentes, representantes da Comissão Permanente de Eventos da Prefeitura – CPE, de terreiros de candomblé, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e das secretarias de governo, representadas pela Secretaria de Educação.

“Queremos uma festa de muita união e respeito. Por isso, hoje estamos aqui para ouvir os representantes dos terreiros quanto às demandas e definir as funções e atribuições de cada um. A prefeitura ficará responsável pela infraestrutura do espaço da festa, limpeza, segurança, enfim, toda logística estrutura para a realização”, destacou a subsecretária de educação, cultura, esporte e lazer, Emília Moreno. Ela adiantou que toda a limpeza e poda de árvores na margem do Rio Grande, no trecho entre o Restaurante Cais e Porto até a Ponte Ciro Pedrosa já estão em andamento.

Outro ponto destacado foi a realização de um curso de capacitação e formação de Marinheiro Auxiliar Fluvial, promovido pela Prefeitura de Barreiras através da Marinha do Brasil – Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa. Em setembro do ano passado, 32 profissionais se formaram e estão habilitados a pilotar embarcações, como por exemplo as que conduzem as imagens dos orixás, durante a festa, uma exigência da própria Marinha.

A edição 2020 da Festa de Oxum e Iemanjá terá o tradicional cortejo fluvial no Rio Grande às 17h que levará as imagens até o cais da cidade. Lá os filhos e filhas de santo conduzem os andores até o altar montado na Praça Landulfo Alves e realizam as liturgias e rituais próprios, em reverência. A população participa recebendo banho de água de cheiro e de pipoca, rituais que fazem parte das crenças afro brasileiras.

Mais tarde, ao fim da programação religiosa, às 19h, o cantor Bosco Fernandes encerra o evento com um show na Praça Landulfo Alves. “Tudo está sendo organizado com muito cuidado e responsabilidade para garantir segurança e uma festa à altura dos devotos de Oxum e Iemanjá, lembrando que é fundamental que as pessoas levem flores naturais e materiais biodegradáveis para oferecer aos orixás, como forma de preservar nossos rios e o meio ambiente como um todo”, lembrou a chefe de gabinete e representante da CPE da Prefeitura, Marileide Carvalho.