Farmacêuticas de Barreiras participam da Oficina de Apoio à implementação do Cuidado Farmacêutico, em Salvador

O município de Barreiras teve o Projeto de Apoio à implementação do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica validado pelo Ministério da Saúde, e na semana passada, as farmacêuticas municipais Mirnna Emille Calmon de Oliveira, Fabiana Rosa de Oliveira e Adrineide de Fátima Luzz Theiko Mandelli, participaram da Oficina de Apoio à implementação em Salvador, dando continuidade ao Projeto de Fortalecimento da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica.

Essa etapa foi realizada simultaneamente em todo país na quinta (23) e sexta-feira (24), dando destaque para essa fase de apoio, que teve início em outubro de 2022. O principal objetivo com essa iniciativa foi o de capacitar profissionais nos atendimentos clínicos farmacêuticos, contribuindo assim, para a qualificação do atendimento, integração das práticas de cuidados no SUS e as ações de manejo clínico da terapia medicamentosa.

Conforme a farmacêutica Mirnna Emille, o Projeto da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica no âmbito do PROADI-SUS, foi realizado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e o Ministério da Saúde, por meio, da Secretaria Nacional de Atenção Primária, em parceria com o Conasems, sendo uma oportunidade de agregar conhecimentos.

“Foi uma experiência maravilhosa, um momento de troca e muito aprendizado. Com esse projeto, a população barreirense vai contar com um novo serviço: cuidado farmacêutico, que visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes, além de ressignificar o papel do farmacêutico na equipe de saúde e fortalecer a Assistência Farmacêutica no SUS”, destacou Mirnna.

A coordenação da Central de Abastecimento Farmacêutico de Barreiras juntamente com a Assistência Farmacêutica Municipal, enfatiza que através dessa validação e a conclusão dessa fase do Projeto de Apoio à implementação do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica, o município poderá realizar projetos importantes com os pacientes e a população geral.

“Nesse próximo mês de abril, a Secretaria de Saúde irá inaugurar o Consultório Farmacêutico na Farmácia Cidadã I, anexa a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), em Barreirinhas. Esse avanço já é uma consequência dessa conquista através do Projeto de Apoio à implementação do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica. Neste dia, iremos realizar aferição de pressão, glicemia e orientações gerais para os munícipes que procuram por atendimento e esclarecimento sobre medicamentos. Será mais uma importante implementação no atendimento à população realizada de maneira humanizada, integrada e inovadora, seguindo os objetivos da Secretaria de Saúde”, pontuou o farmacêutico da Assistência Farmacêutica, Clécio Ribeiro.

A coordenação da CAF enfatiza ainda, que esse Projeto permitirá realizar acompanhamento farmacoterapêutico, orientações pertinentes ao uso de medicamentos, reconciliação medicamentosa, além do Projeto descarte consciente.

Dircom/PMB – 27.3.2023