Estudantes das escolas municipais participam de simulado de português e matemática

Com o intuito de garantir bons resultados na avaliação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, está realizando simulados nas turmas de 2º, 5º e 9º anos. A aplicação das provas acontece nesta quarta (30) e quinta-feira (31) nas escolas da zona urbana e do campo no período de 30/10 a 08/11, dentro da rota de visitas, evitando prejudicar as atividades regulares do calendário escolar.

Os simulados contam com o formato real da avaliação do MEC, mesmo número de questões e com o tempo exato de duração, para que os alunos fiquem qualificados para o momento de avaliação. Além disso, com a nota da prova, junto com os dados de aprovação e reprovação, será dada origem à nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Para a diretora da Escola Municipal da Santa Luzia, Adelma Vilela, as avaliações garantem que os alunos adquiram experiências para a prova do SAEB. “A experiência tem sido muito interessante, vivenciamos esses simulados desde 2017 e essa ferramenta nos permite antever algumas situações que podem ocorrer no dia da prova SAEB, possibilitando intervenções para evitar contratempos e garantir uma maior tranquilidade na aplicação da avaliação”, afirmou a diretora.

Já a Secretária de Educação, Cátia Alencar, contou que a aplicação do simulado para cerca de 5500 alunos tem por objetivo trabalhar os descritores que a rede municipal de ensino tem mais dificuldade.

“Nós estamos apresentando aos alunos o modelo de aplicação de prova nos moldes das provas de matemática e português do SAEB, que acontecem anualmente. Nossa equipe técnica está muito satisfeita com o empenho das unidades de ensino e de toda a comunidade escolar. Esses simulados já são percebidos como uma iniciativa de sucesso, que vão mensurar a qualidade do ensino e contribuir com nossos dados no IDEB”, expôs a secretária.