Estrutura da rede municipal de saúde é tema de acolhida para enfermeiros da Atenção Básica pela Secretaria de Saúde de Barreiras

Auxiliares Administrativos aprovados no Processo Seletivo também são acolhidos e recebem treinamento na CIR

Nesta quinta-feira (20), os enfermeiros das 46 Unidades de Saúde da Família, que fazem parte da rede de atenção primária do município, foram acolhidos pelo coordenador da Atenção Básica, Ari Donizete. O encontro aconteceu no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

Além das boas-vindas, os enfermeiros conheceram um pouco mais da composição da gestão da Atenção Básica, o que é, e a importância do apoio institucional, dentre outras temáticas relacionadas ao dia a dia dos profissionais que trabalham na linha de frente com as famílias na cidade e na zona rural. Conforme o coordenador da Atenção Básica, nesse primeiro momento também foi apresentado sobre a Vigilância Epidemiológica e o fluxo voltado para as arboviroses, Covid-19, notificações, testes e outras articulações.

São nas unidades de atenção primária à saúde que a população procura quando precisa realizar uma consulta médica de rotina, acompanhamento do pré-natal ou ainda tomar vacinas incluídas no Sistema Único de Saúde. O acolhimento de novos profissionais e a capacitação são fundamentais para o processo de conhecimento, refletindo positivamente no atendimento do público.

“Hoje nessa reunião acolhemos os enfermeiros que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF) e da Unidade Básica de Saúde (UBS), totalizando 47 enfermeiros, muitos iniciantes aprovados no processo seletivo. Nosso principal objetivo é mostrar essa importância da atenção primária, sendo a porta de entrada dos usuários do SUS e acolher de maneira coerente é fundamental”, destacou Ari Donizete.

Já nesta sexta-feira (21), a Secretaria de Saúde fez o acolhimento dos auxiliares administrativos aprovados no processo seletivo e que irão trabalhar nas marcações de exames nas Unidades de Saúde. Na oportunidade, a equipe da Central Integrada de Regulação (CIR), realizou treinamento com os novos integrantes que atuarão no setor responsável no agendamento de exames, cirurgias eletivas, encaminhamentos para Tratamento Fora do Domicílio – TFD, Sistema Vida, Cartão do SUS e processamento de dados de pacientes de Barreiras e dos 35 municípios pactuados.

Conforme a coordenadora da CIR esse momento é fundamental para a integração da nova equipe. “Hoje, os 29 novos auxiliares administrativos puderam conhecer a estrutura e como irão atuar no atendimento ao público, reforçamos a importância também desses novos agentes no acolhimento aos pacientes agilizando assim o atendimento na rede, com melhor resolutividade das demandas da população”, esclarece Josélia Nunes.

Na próxima sexta-feira (28), a reunião acontecerá com todos os recepcionistas e posteriormente, com os médicos.

Dircom/PMB – 21.01.2022