‘Estou do seu Lado’: Prefeitura de Barreiras e ANAVV iniciam Campanha Setembro Amarelo 2019

Com o tema: ‘Estou do seu Lado – olhe, ouça, sinta, acolha’, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Projeto Saúde Humanizada em parceria com a Associação e Núcleo de Acolhimento e Valorização da Vida (ANAVV), deu início a programação do Setembro Amarelo nesta segunda-feira, (2), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA. A campanha que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade, terá ao longo de todo mês de setembro várias atividades culturais e instrutivas sobre a temática.

A abertura oficial contou com a presença do secretário de saúde Anderson Vian, subsecretária Larissa Barbosa, a secretária de educação, Cátia Alencar, do presidente da ANAVV, Dr. Francisco Honorato, o subtenente Romenil Souza representando a Polícia Militar, Marília Machado representando a Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, e do presidente da Fundação Mundo Lindo, Deusdete Sousa Santiago.

“A pessoa com pensamento de suicídio emite sinais, pede socorro através de pequenas ações, dessa forma estamos com essa temática ‘Estou do seu Lado’ para conseguir identificar esses indícios de suicídio. Uma palavra de motivação, de carinho e incentivo, podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas, então ao longo de todo mês, vamos trabalhar essa temática em vários setores da Secretaria, porque conversar ainda é a melhor solução”, destacou Anderson Vian, secretário de saúde.
Após a abertura oficial, os convidados participaram de um bate papo sobre a temática com a palestrante Cintia Mesquita, enfermeira do Núcleo do Estudo de Prevenção do Suicídio (NEPS), que abordou o tema ‘Estou do seu Lado – olhe, ouça, sinta, acolha’ de maneira lúdica e dinâmica. Ainda na tarde da segunda-feira, a especialista em saúde realizou a atualização da Prevenção do Suicídio para os profissionais de saúde, educação, assistência social da rede municipal e profissionais em saúde mental do Oeste baiano.

Ainda segundo Cíntia Mesquita, a Bahia é um dos estados do Nordeste que tem os maiores índices de mortes provocadas pelo suicídio. “Esse tema é sempre relevante, o suicídio é a morte autoprovocada e o grande tabu continua sendo o ato de tirar a própria vida. O profissional tem que agir de forma técnica, voltada para o cuidado e não para o conceito ou pré-conceito estabelecidos, é isso que temos que desconstruir”, pontuou.

Ao longo de todo mês, o tema ‘Estou do seu Lado’ será identificado nas Unidades de Saúde do município através das salas de espera. Para o médico psiquiatra Francisco Honorato, o momento é de agradecer pelo apoio de toda sociedade pela causa e o fortalecimento do Setembro Amarelo. “A campanha está sendo abraçada por todos, e esse sempre foi um dos objetivos, essa grande união de diversos setores em prol da prevenção ao suicídio. É um mês importante para mostrar a sociedade que podemos abraçar, aconselhar e ajudar quando for pertinente”, disse.

No dia 10 de setembro, data que oficialmente comemora o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a Secretaria Municipal de Saúde realizará através do Centro de Atenção Psicossocial Saúde Mental o primeiro Seminário de Prevenção ao Suicídio do Oeste da Bahia, com o tema “Tecendo Redes de Cuidado em Saúde Mental”, que será abordado com palestras, mesas redondas e momentos culturais. Presentes na abertura do Setembro Amarelo em Barreiras, a equipe e usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD II), participaram do momento cultural com a performance sobre prevenção do suicídio e contou com a participação especial do músico Haniel Alcântara da Silva.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo