Espetáculo Teatral “A Lenda do Vale da Lua” encanta o público no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho

Com texto adaptado de João das Neves, alunos da Escola Municipal de Teatro e Dança levaram ao palco, música, dança e cultura brasileira

Sob o olhar atento do público, a peça teatral “A Lenda do Vale da Lua” foi encenada pelos alunos da Escola Municipal de Teatro e Dança de Barreiras, na noite desta segunda-feira (16), deixando o Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho lotado. O enredo adaptado da obra do escritor João das Neves trouxe as aventuras de um boizinho que sai do Vale para a cidade, baseado no “faz de conta” dos personagens principais, incluindo elementos natalinos, o resgate de valores familiares e culturais.

O ator mirim de 11 anos, Vítor Dias, estava ansioso para mostrar o resultado dos ensaios no palco. “Meu personagem é o Carlos, ele brinca muito, arruma algumas confusões, mas nada muito prolongado. Hoje vieram me ver meu pai e minha mãe, eu gosto muito dos professores da Escola de Teatro que são muito legais, a aula, tudo é muito bom”, disse o ator.

A exibição da peça compõe a programação cultural de fim de ano da Prefeitura de Barreiras, com foco na cultura natalina, dentro do Projeto Cultura e Arte por toda Parte, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Durante este mês, além do Centro Cultural, as atividades passaram pela Praça Castro Alves, Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha e escolas da rede municipal.

Para tornar o espetáculo ainda mais vivo e interessante, a montagem contou com a colaboração dos músicos da Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio que executaram a trilha sonora ao vivo com canções brasileiras populares. Segundo a diretora da Escola de Teatro, a união e os esforços dos professores e alunos tornaram tudo ainda mais bonito. “A escolha desta peça foi resultado de um grupo de pesquisa formado por alunos, professores e equipe escolar. Fomos em busca de um texto que lembrasse os valores natalinos, falasse de família e amor, em linguagem clara e simples para contagiar o público. Estamos envolvidos neste trabalho há mais de três meses, que é árduo e lindo”, destacou Carmem Pimentel.

Além dos pais e amigos dos atores, a secretária municipal de educação Cátia Alencar, o diretor de cultura Lucas Barreto e a subsecretária de Educação Emília Moreno ocuparam a primeira fileira para não perder nenhum detalhe da apresentação. “Ano que vem pretendemos vincular as aulas de teatro a uma unidade escolar do município para priorizar aos alunos da rede. Essa turma que se apresenta hoje, já pode fundar sua própria companhia de teatro com autonomia, e o que nós percebemos é que o aluno da rede municipal participante das aulas se desenvolve melhor na expressão artística, cultural e literatura. É muito prazeroso e vamos fortalecer ainda mais a escola de teatro com os alunos da rede”, acrescentou Cátia Alencar.