Escolas Municipais do Parque e Paulo Machado chegam à final da Gincana dos Jogos Estudantis Barreirense – JEB

Provas acirradas, torcidas organizadas e espírito de equipe movimentaram a semifinal da gincana do JEB, nesta quarta e quinta-feira

Os Jogos Estudantis Barreirense – JEB 2019 entram na fase final das competições de gincana, esportes coletivos e atletismo, movimentando as equipes das escolas da sede e campo. Despertando o clima integração, companheirismo, competitividade e espírito de equipe entre todos os atletas, o JEB é realizado pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, dentro do projeto Brincar e Viver.

As semifinais da Gincana reuniram centenas de estudantes das escolas Paulo Machado, CAIC, Alberto Amorim e do Parque. Na quarta-feira, 23, a disputa ocorreu no Centro Esportivo Deputado Luiz Braga entre as escolas do Parque e CAIC, mas os competidores da escola do Parque levaram a melhor, vencendo as provas e levando a escola à final. Nesta manhã de quinta-feira, 24, foi a vez das escolas Paulo Machado e Alberto Amorim decidirem a última vaga para final, e após uma prova acirrada decidida no equilíbrio do Slack Line, a escola Paulo Machado venceu, garantindo a continuidade na Gincana.

O destaque da competição foi o estudante Paulo Vinicius, do 4º ano, que ajudou a escola Paulo Machado chegar à final, mostrando muita concentração e equilíbrio, orientado pela educadora física Dayane Caroline. “Eu treinei bastante com a professora Dayane, e sabíamos que a prova do Slack Line seria decisiva no placar, que estava 4 a 4. Fiquei focado, pensando na alegria de minha escola na final e conseguimos o resultado”, disse Paulo.

Ao todo participaram 18 escolas na Gincana, que buscaram inserir também os alunos da educação especial. A aluna do 5º ano, Talita Aparecida quis participar de todas as provas, mostrando que a superação é uma atividade diária. O coordenador geral da Gincana, professor Freitas, ao final parabenizou as equipes reforçando que a final da gincana reúne um esforço coletivo de toda equipe da educação.

“Agradeço a nossa equipe, aos professores e todas as escolas que não mediram esforços para participar da gincana, que felizmente tomou uma grande proporção, envolvendo centenas de crianças, diversão, estímulo à aprendizagem, desenvolvimento cognitivo e social. Nessa semana, chegamos à final da gincana e também das competições de futsal e handebol, lembrando que nesta sexta-feira, 25, temos ainda as provas de atletismo”, destacou Freitas.

Na próxima semana, as finais da gincana e modalidades esportivas serão concentradas no Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade. As escolas do Parque e Paulo Machado definem a gincana no dia 29, e os jogos de futsal e handebol serão realizados dia 31, com a entrega da premiação aos vencedores.