Escola Municipal José Agostinho Porto recebe exposição do projeto “Retrofotografia – passado e presente revelando Barreiras”

Uma viagem no tempo, retratando a Barreiras do passado e ao mesmo tempo as mudanças encontradas no presente. É assim que a cidade está sendo apresentada por imagens na exposição do projeto cultural “Retrofotografia: passado e presente revelando Barreiras”, de autoria dos professores da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Karla Adriana Nascimento, Paulo Roberto Baqueiro e pesquisa de Janaina Netto, que até sexta-feira, 07, estará em exposição na Escola Municipal José Agostinho Porto, no povoado da Baraúna.

O resultado da pesquisa e imagens foi lançado durante a FLIB 2019, e todas as fotografias ficaram expostas durante três dias no Mercado Cultural Caparrosa. Os visitantes também receberam cartões postais distribuídos gratuitamente com as dez imagens e textos explicativos, contando a história de cada prédio ou patrimônio material da cidade, com a colaboração da pesquisadora Ignez Pitta e professora Fernanda Libório.

Na escola, mais de 400 alunos já tiveram acesso ao acervo, e a diretora Ariane Barbara Souza acompanhou as visitações salientando que estendeu o convite aos pais e comunidade da Baraúna.

“Recebemos a exposição com muito entusiasmo, porque além de apreciarmos as belezas dos prédios e a história do patrimônio cultural, também reforçamos a proposta pedagógica trabalhada durante o mês de maio, quando produzimos com os alunos, textos, poesias e apresentações culturais em homenagem ao aniversário de 128 anos de Barreiras. Ainda fizemos questão de convidar os pais e moradores para conhecerem o projeto retrofotografia”, disse a diretora.

Na exposição, as crianças puderam apreciar a arte de repetição da fotografia do mesmo local, com um espaço de tempo entre as duas, além da descrição histórica da Capela Nossa Senhora da Penha, Igreja São João Batista, Cais e Porto do Rio Grande, a Rua Barão de Cotegipe, Edifício da Sertaneja, Colégio Municipal Costa Borges, Casa do Coronel Francisco Rocha, Mercado Caparrosa e Correios.

Na próxima semana, de 10 a 19 de junho, a exposição fotográfica ficará no espaço artístico do Palácio das Artes localizada na Praça Castro Alves, e estará aberta ao público das 08h às 18h.