Escola de Barreiras dá exemplo de como tornar o ambiente escolar bonito, agradável e sustentável utilizando materiais recicláveis

A Escola Municipal Adroaldo Fernandes Morais, no Cerradão, chamou a atenção do prefeito Zito Barbosa e equipe de governo, que esteve no local por ocasião da assinatura de ordem de serviço para a construção de uma quadra poliesportiva e de uma unidade de saúde na comunidade, na última terça-feira (21). O espaço que diariamente recebe 280 alunos do pré-escolar ao 9º ano está rodeado de um jardim bem cuidado, decorado por flores, plantas, bancos e painéis produzidos com palets, que no muro sustentam plantas e enchem de vida a área recreativa. A ideia de transformar sucatas em arte surgiu em 2017, quando a diretora Joeline Soares assumiu a unidade escolar e, com a ajuda de professores, alunos e comunidade, iniciou as melhorias na escola utilizando materiais que estavam no lixo.

“Saíamos com as crianças procurando pneus velhos nas ruas. Teve um dia que foram cortados alguns eucaliptos em uma área aqui perto, aí, pedimos também, e hoje estão na entrada da escola, foram cortados com 60 cm de altura e sustentam plantas. Tudo isso para melhorar o ambiente escolar, cada um coloca um pouquinho do que sabe, e as habilidades juntas resultaram em uma escola mais bonita e cheia de criatividade”, disse orgulhosa a diretora.

Utilizando sobras de tintas doadas, os pneus receberam cores e decoram o jardim cheios de flores e plantas, assim como carrinhos de mão já sucateados. No cantinho de leitura, caixotes decoram o espaço, o lixo vira artesanato, como o que aconteceu com as garrafas pets transformadas em cata ventos espalhados pela escola. E os palets recebidos se transformaram em duas mesas, cinco bancos e murais que sustentam pinturas feitas pelos alunos. “Temos crianças que pintam muito bem, inclusive alguns alunos especiais que revelaram o talento nas pinturas que estão expostas”, complementou Joeline.

Ao visitar a escola na companhia da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, chefe de gabinete Marileide Carvalho, o presidente da Câmara Eurico Queiroz e os vereadores Eugênio e Alcione, o prefeito Zito Barbosa ficou impressionado com o trabalho e dedicação realizados por estudantes e equipe pedagógica. “É uma surpresa agradável ver um espaço tão bem cuidado, isso nos motiva a levar este exemplo para as demais unidades escolares. Um exemplo que precisa ser seguido, uma iniciativa que depende principalmente da boa vontade e do comprometimento. A diretora Joeline está de parabéns, os alunos e professores, assim como todos que abraçaram a ideia. Isso só nos orgulha”, falou o prefeito.