Equipes da Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras levam orientações de Combate ao Trabalho Infantil aos bairros e comunidades rurais

A Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, tem intensificado a agenda de atividades para ampliar as orientações de combate ao trabalho infantil no município. Após a visibilidade da campanha de panfletagem e acompanhamento assistencial nos CRAS e CREAS desde o início do mês, agora as assistentes e educadoras sociais estão levando orientações às famílias mais vulneráveis em comunidades rurais, mostrando a importância dos direitos sociais e proteção dos menores, muitas vezes expostos ao trabalho para ajudar no sustento da família.

Nesta manhã de segunda-feira (21), as equipes técnicas do CRAS V e CREAS estiveram acompanhadas da subsecretária Carmelita Pimentel visitando as famílias do bairro 29 de Julho. Evitando aglomeração e mantendo distanciamento social, as equipes conversaram com mães e pais acerca do trabalho infantil.

“Vamos cumprir nosso cronograma de visitas com os CRAS de abrangência e o CREAS. Durante toda manhã acompanhamos os pais do 29 de Julho, entregamos material informativo e reforçamos sobre os perigos das crianças no trabalho forçado, ou muitas vezes pedindo nas ruas. Ouvimos muitas histórias de vidas, dificuldades, pais desempregados, mas não podemos permitir que nossas crianças e adolescentes sejam expostos a situações de riscos psicológicos, sociais, físicos, químicos e biológicos. Seguimos durante todo mês  abordando o tema, e ampliando o atendimento principalmente na zona rural, oferecendo apoio também às crianças afetadas pelo trabalho rural”, disse a subsecretária.

As equipes técnicas além dos diálogos e mapeamento das crianças, entregaram um jogo de tabuleiro interativo chamado “Trilha da Proteção”, que auxilia na prevenção da violência sexual e agressão infantil, mostrando as diferenças dos toques de amor e intencionais. Nesta terça-feira (22), a comunidade Nova Conquista recebe as equipes do CRAS V e CREAS para o levantamento e visitas as famílias.

Agenda de bairros e comunidades:

21/06 (segunda-feira)- Bairro 29 de Julho CRAS V e CREAS

22/06 (terça-feira) – Bairro Nova Conquista CRAS V e CREAS

28/06 (segunda-feira) – Comunidade Liberdade CRAS III e CREAS

29/06 (terça-feira) – Comunidade Chico Preto / Val do Teiú CRAS III e CREAS

30/06 (quarta-feira) – Comunidade Alto da Bela Vista CRAS I e CREAS

01/07 (quinta-feira) – Comunidade Tabua e Nova Canaã CRAS I e CREAS

05/07 (segunda-feira) – Comunidade da Conquista até o Barrocão CRAS II e CREAS

06/07 (terça-feira) – Comunidade do Mucambo e Baraúna CRAS II e CREAS

07/07 (quarta-feira) – Km 30 e Vitória em Cristo CRAS IV e CREAS

08/07 (quinta-feira) – Cerradão CRAS IV e CREAS

09/07 (sexta-feira) Comunidade da Sanguera CRAS IV e CREAS

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo